O patch 10.11 chegou ontem aos servidores oficiais de League of Legends marcado principalmente pela tão esperada chegada do rework do Volibear. Também chegaram as novas skins astronautas para Bardo, Poppy e Gnar e cromas das skins astronautas na loja de emblemas do evento pulsefire. Novas tentativas de balanceamento também chegaram, alterando a tier list das lanes. Houveram buffs no Hecarim, Kai’sa, Lux, Gangplank e Fiddlesticks e nerfs para Janna, Graves, Syndra e Talon.

Essa lista leva em consideração estatísticas colhidas por múltiplos sites e aplicativos, como blitz.gg, metascr.com e op.gg. Esses números são a taxa de vitórias, KDA médio (Kills, Deaths e Assists), taxa de banimento e taxa de picks de cada um dos campeões. Tenha em mente de que consideramos estatísticas médias gerais, ou seja, que abrangem todos os elos, mas especificamente no modo 5v5 em Summoner's Rift, tanto em Normal Game como em partidas ranqueadas. Campeões não listados estão no rank C e possuem as piores estatísticas nesse patch.

Top Lane:

Sem muitas mudanças na Top lane, os colossos continuam muito fortes e o Darius segue sendo o campeão mais recomendado para subir de elo nessa lane. Contudo, a Fiora se mostra cada vez mais uma campeã fortíssima nesse meta, principalmente nos elos mais altos. Com o Rework do Volibear, ele deve estar muito mais presente nas partidas, mas não se mostrou tão desbalanceado como acontece com a maioria dos reworks em sua primeira semana.

  • Tier S: Fiora, Mordekaiser, Darius, Garen, Nasus
  • Tier A: Singed, Yorick, Shen, Illaoi, Sett, Renekton, Urgot, Wukong, Jax, Teemo, Volibear, Malphite, Quinn, Maokai,
  • Tier B: Riven, Rengar, Gnar, Aatrox, Vladimir, Kled, Ornn Poppy, Kayn, Kayle, Tryndamere, Dr. Mundo, Sion, Shyvana, Cho’Gath, Hecarim

Mid Lane:

Algumas mudanças importantes aconteceram por aqui, mas não exatamente por buffs e nerfs, mas sim por tendências de picks e gameplays na lane do mid. Yasuo segue sendo um campeão fortíssimo na mid lane e é realmente uma ameaça nas mãos de quem joga bem. Fizz e Diana estão se sobressaindo como assassinos AP, enquanto o Zed e Talon caíram um pouco. Talon recebeu um novo nerf nesse patch, mas segue no Tier A. Por sua vez, campeões não convencionais na mid lane e tanks perderam um pouco o espaço, uma vez assassinos AD caíram em picks.

  • Tier S: Yasuo, Fizz, Diana
  • Tier A: Katarina, Zed, Vladimir, Syndra, Vel’Koz, Cassiopeia, Orianna, Talon, Ekko, Ahri, Kassadin, Galio, Malazhar, Lux, Annie, Nocturne
  • Tier B: LeBlanc, Zoe, Viktor, Rumble, Xerath, Sylas, Anivia, Twisted Fate, Pantheon, Neeko, Veigar, Ziggs, Malphite, Lissandra

Jungle:

Graves recebeu um novo nerf mas segue sendo muito presente. A tendência de ganks mais numerosos e constantes segue trazendo para cima campeões com ganks fortes e independentes na jungle. O fortalecimento do role de ADCs realmente trouxe mais relevância para a bot lane, e também significa que ela se tornou uma lane um pouco menos frágil para os junglers conseguirem kills.

  • Tier S: Ekko, Graves, Kayn, Fiddlesticks, Zac, Warwick, Trundle
  • Tier A: Shaco, Nunu + Willump, Wukong, Vi, Jarvan IV, Amumu, Xin Zhao, Shyvana, Lee Sin, Olaf, Master Yi
  • Tier B: Rengar, Elise, Evelynn, Kindred, Kha’Zix, Sejuani, Poppy, Sett, Rammus, Udyr, Dr. Mundo, Nocturne

Bot Lane:

Atiradores:

Os atiradores são o role com mais alterações nesse patch. Com buffs na vida máxima de todos eles e buffs nos itens de crítico e de velocidade de ataque, a bot lane recuperou um pouco o fôlego. O Tier S também recebeu muitos novos campeões, Tier esse que possuía somente Miss Fortune e Ezreal no patch passado. O princípio segue o mesmo, porém. Campeões que jogam safe e possuem range seguem no topo, com exceção da Vayne que continua muito forte por conseguir lidar com o Tanks desse meta. Campeões AP na função de ADC também tiveram resultados bons e alcançaram tiers maiores, como Cassiopéia e Ziggs. Enquanto o pick rate de assassinos caiu, os atiradores de fortaleceram, e por isso esse role sofreu tantas mudanças.

  • Tier S: Ezreal, Vayne, Kai’Sa, Jhin, Caitlyn, Ashe, Jinx e Miss Fortune
  • Tier A: Yasuo, Draven, Cassiopeia, Lucian, Aphelios, Varus, Veigar, Sivir, Ziggs, Miss Fortune
  • Tier B: Kalista, Taliyah, Heimerdinger, Xayah, Kog’Maw, Swain, Twitch, Tristana

Suportes:

Com mais atiradores em posições mais fortes, mais opções de suportes também surgem em tiers altos. Campeões suportes de poke e dano perderam muito seus lugares nesse e no último patch. Os suportes de peel e de sustain subiram ainda mais e são o que há de mais forte nesse role. Thresh, Leona e Blitzcrank também ascenderam como suportes com controle de grupo fortíssimo e engage consistente.

  • Tier S: Thresh, Yuumi, Nami, Lulu, Leona, Blitzcrank, Soraka,
  • Tier A: Pyke, Bard, Senna, Zyra, Zilean, Maokai, Nautilus, Brand, Janna, Sona
  • Tier B: Rakan, Morgana, Braum, Swain, Alistar, Taric, Galio, Lux, Karma