8 games antigos que valem a pena jogar novamente em 2020

Esses títulos são desde clássicos até séries atemporais. Narrativas envolventes e gameplays emocionantes não dependem de gráficos avançados e jogabilidade moderna. Essa lista compila séries de jogos com pelo menos mais de 10 anos de idade, confira:

Capa de Metal gear Solid de 1998, um dos jogos mais icônicos da história.
Capa de Metal gear Solid de 1998, um dos jogos mais icônicos da história.

Hoje em pleno 2020 os lançamentos de games são cada vez mais surpreendentes, tanto graficamente quanto em jogabilidade. Porém, por vezes olhar para o passado e resgatar alguns títulos incríveis pode ser uma experiência tão boa quanto, com a adição de uma carga nostálgica.

Seja jogos que você já jogou ou jogos que você nem sabia da existência, conhecer alguns títulos, séries e clássicos ainda é uma experiência muito envolvente para quem realmente curte games. Por isso, fizemos uma seleção de títulos icônicos de épocas e plataformas diversas que ainda valem muito a pena jogar hoje em dia. Cada um deles é único de sua maneira, seja pixelado ou com um 3D ultrapassado, algo interessante de se observar em jogos passado é justamente como eles podem ser tão envolventes e desafiadores mesmo sem os recursos tecnológicos atuais. O lado positivo é que os requisitos mínimos desses jogos são todos baixíssimos, ou seja, praticamente qualquer computador hoje em dia consegue rodar esses jogos.

Nessa lista, colocamos séries de jogos que possuem pelo menos 10 anos de idade, mas que continuam valendo muito a pena jogar. Confira então 8 nomes de peso para você jogar novamente ou conhecer por completo hoje em dia:

Prince of Persia:

Capa da Prince of Persia: Warrior Within, o qual particularmente considero o melhor de toda a franquia.
Capa da Prince of Persia: Warrior Within, o qual particularmente considero o melhor de toda a franquia.

Sands of Time, Warrior Within e The Two Thrones, a trilogia do Playstation 2 é sem dúvida um dos melhores trabalhos da Ubisoft e os melhores títulos existentes da franquia Prince of Persia. Os 3 games também foram lançados no PC, Xbox e Gamecube. O jeito mais fácil de conseguir jogar esses games é baixando as versões para PC mesmo, disponíveis na Ubisoft Store e na Steam. Esses 3 jogos lançados entre 2001 e 2005 contam com uma narrativa épica e emocionante, e uma gameplay de ação repleta de acrobacias e golpes de espadas que são a marca registrada desses títulos.

Portal e Portal 2:

A gameplay de Portal combina estratégia com criatividade.
A gameplay de Portal combina estratégia com criatividade.

Um clássico de puzzle da Valve que também te envolve com uma história misteriosa. Portal e sua sequência são jogos publicados em 2007 e 2011 e que conseguem agradar vários tipos de jogadores. Por mais que não se trate de um jogo de ação ou de um jogo repleto de emoção, é um jogo extremamente desafiante que se tornou um ícone do gênero puzzle. Ambos jogos estão disponíveis na Steam.

Mass Effect:

Em Mass Effect o jogador entra na pele do comandante Sheppard, protagonista da trilogia inicial.
Em Mass Effect o jogador entra na pele do comandante Sheppard, protagonista da trilogia inicial.

A trilogia Mass Effect da BioWare é uma das séries de jogos que particularmente mais me envolveu em sua narrativa, trazendo uma enorme montanha russa de emoções. Publicados entre 2007 e 2012, o terceiro game conta com numerosas DLCs que foram lançadas até 2014. Se tratando de um RPG, Mass Effect dá muito peso à trajetória do jogador ao longo dos 3 jogos, trazendo múltiplos finais, decisões que matam ou salvam personagens e até mesmo a existência de raças alienígenas inteiras. A possibilidade de importar seus saves de jogos anteriores permite que suas decisões e relacionamentos com personagens sejam passados adiante na narrativa. A gameplay shooter e de ação foi inovadora ao combinar ferramentas, armas e poderes bióticos do jogador e também de seu esquadrão, criando muitas estratégias possíveis que exigem pensamento rápido e dinamicidade. Os 3 jogos estão disponíveis na Origin Store, enquanto na Steam somente os dois primeiros títulos estão à venda. Mass Effect possui ainda um quarto jogo, Mass Effect: Andromeda, publicado em 2017 para PC, PS4 e Xbox One.

Dragon Age:

Capa de Dragon Age Inquisition, o jogo mais recente da franquia e dessa lista, lançado em 2014.
Capa de Dragon Age Inquisition, o jogo mais recente da franquia e dessa lista, lançado em 2014.

A série mais recente dessa lista, publicada entre 2009 e 2014, a outra trilogia da Bioware se mantém atual até hoje. Assim como Mass Effect, o role-playing é muito verdadeiro dentro dos jogos, com decisões importantes que alteram o universo em que se está. Por mais que existam similaridades com Mass Effect por se tratar de outra trilogia de RPG da mesma desenvolvedora, Dragon Age é completamente diferente em universo e mecânica, com outra narrativa muito envolvente que valoriza bastante os relacionamentos do jogador com personagens e suas decisões. Os jogos também estão disponíveis na Origin store, enquanto a Steam só oferece o primeiro game.

Pokémon Fire Red e Leaf Green:

Capas dos jogos Fire Red e Leaf Green para Game Boy Advanced.
Capas dos jogos Fire Red e Leaf Green para Game Boy Advanced.

Não é segredo algum que a franquia de games Pokémon é uma das mais bem sucedidas e populares em todo o mundo. Porém, um clássico é um clássico e é difícil pensar em jogos mais icônicos do que a dupla de jogos Fire Red e Leaf Green da Game Freak para Game Boy Advanced, lançados em 2004. Se tratam na realidade do remake dos jogos Red and Blue de 1996 e são tão icônicos justamente por acompanhar a história de Red, que é referenciado em numerosos jogos posteriores como um grande treinador e campeão de Kanto. São jogos que levam essencialmente a primeira geração de Pokémon através da primeira região. Qualquer fã de Pokémon deveria jogar pelo menos uma vez um desses clássicos. Porém, hoje em dia é bem difícil encontrar um Game Boy Advanced funcionando e mais ainda um cartucho desses jogos. Por isso, o jeito mais fácil e prático de jogá-las é através de emuladores para PC ou para smartphones, recomendo respectivamente o mGBA e o My Boy para Android. É necessário também baixar a ROM dos jogos que são facilmente encontradas pela web de maneira não oficial.

Metal Gear Solid:

O jogo mais antigo dessa lista, e sem dúvida o mais desafiador. O clássico Metal Gear Solid de 1998.
O jogo mais antigo dessa lista, e sem dúvida o mais desafiador. O clássico Metal Gear Solid de 1998.

Uma série gigantesca de games originalmente da Konami que possui jogos incríveis, mas particularmente o game de 1998 para PC e Playstation é um dos grandes clássicos e um dos games mais icônicos já feitos. A jogabilidade de Metal Gear Solid inspirou numerosos jogos ao longo de duas décadas, marcada por alta dificuldade, misturando puzzles desafiadores, com furtividade e ação. Os jogos mais recentes da franquia são encontrados na Steam, mas Metal Gear Solid é particularmente um jogo bem difícil de se conseguir jogar hoje em dia. Encontrar o CD físico original é uma tarefa cara a difícil que resultará em nada, uma vez que o jogo não rodará em nenhum PC e OS moderno. O jogo simplesmente não existe na Steam e em nenhuma loja virtual também. Jogar em um PS1 funcional também não é algo fácil e muito acessível. O jeito é encontrar a ROM na web e jogar em um emulador de PS1, ou, felizmente um usuário do Reddit lançou uma versão do clássico Metal Gear Solid modificada para funcionar em PCs modernos, e ainda adaptado para 1080p. Você pode encontrá-la aqui: https://www.reddit.com/r/metalgearsolid/comments/4qlv1c/final_full_release_metal_gear_solid_1_integral_pc/?sort=new

Age of Empires III:

Age of Empires III conta com uma DLC que inclui civilizações asiáticas que acabou por se tornar extremamente popular.
Age of Empires III conta com uma DLC que inclui civilizações asiáticas que acabou por se tornar extremamente popular.

Uma série icônica para o gênero de jogos de estratégia. O terceiro Age of Empires, lançado em 2005 pela Ensemble Studios, é uma referência para jogos de comando tático de tropas e castelos. Com uma temática histórica e que conta com inúmeras culturas, Age of Empires é um jogo divertido, desafiante e que mesmo hoje pode ser jogado com amigos em LAN. O jogo é facilmente encontrado na Steam e conta com uma edição de colecionador que inclui todas suas DLCs (que valem muito a pena).

Devil May Cry:

Capa do primeiro Devil May Cry, jogo em que o irreverente e icônico personagem da Capcom é introduzido.
Capa do primeiro Devil May Cry, jogo em que o irreverente e icônico personagem da Capcom é introduzido.

Devil May Cry é uma franquia de games da Capcom que se tornou muito popular em todo o mundo. Com 6 grandes títulos, incluindo o recente Devil May Cry 5 publicado no ano passado para PS4, Xbox One e PC, jogar a série completa é uma experiência muito nostálgica e bem desafiadora. Os 3 primeiros jogos foram lançados para Playstation 2, sendo o primeiro datado de 2001, mas os títulos foram tão bem sucedidos que praticamente todos os consoles de múltiplas gerações e PC receberam o Devil May Cry HD Collection, que é o pacote remasterizado dos 3 primeiros jogos que está disponível também na Steam. Essa trilogia inicial conta a narrativa que é o pilar de toda a franquia e são jogos referências do estilo de ação hack and slash. São jogos que oferecem uma dificuldade bem considerável, principalmente nas icônicas lutas contra bosses de Devil May Cry 3.

🔥O POCO F4 É MUITO BOM 👇

Comentários
Minha foto
Insira um comentário