Nos últimos anos, os jogadores se acostumaram a ver jogos que simplesmente ignoram ou removem o suporte a mod do título. Entretanto, a EA Games parece ignorar este movimento e decidiu alegrar a comunidade de usuários que gostam de realizar modding nos games. A desenvolvedora norte americana anunciou que irá disponibilizar o código fonte das versões remasterizadas de Command & Conquer e Command & Conquer Red Alert.

Em uma postagem no Reddit do projeto, o produtor da EA Games, Jim Vessella, declarou para os fãs de Command & Conquer que:

"Além do lançamento das versões remasterizada da franquia, a Eletronic Artis irá disponibilizar o "TiberianDawn.dll e RedAlert.dll, além de seu código-fonte correspondente sob a licença GPL versão 3.0"

Segundo as informações ditas por Jim, tanto os jogos remasterizados quanto o código fonte serão lançados ao mesmo tempo no dia 5 de junho. Através do código que estará aberto para todos, os jogadores poderão criar grandes mods para os games. Segundo o produtor:

"Essas DLLs de código aberto devem ajudar os usuários a projetar mapas, criar unidades personalizadas, substituir arte, alterar a lógica de jogo e editar dados."

Ele acrescenta ainda que os recursos de código aberto poderão ser utilizados em conjunto com um novo editor de mapas que já faz parte da coleção remasterizada de Command & Conquer.

Cena da versão remasterizada de Command & Conquer. Fonte: reddit (EA)
Cena da versão remasterizada de Command & Conquer. Fonte: reddit (EA)

Será possível utilizar mods e mapas personalizados não importando a plataforma que esteja sendo utilizada, seja na Steam ou no launcher de jogos Origin da EA, embora o processo para utilizar os recursos personalizados seja um pouco diferente para cada um. Na Steam, será utilizado o workshop da plataforma para realizar a distribuição de mapas e mods, onde será possível baixar o conteúdo do hub da comunidade do jogo e dentro de cada game. Já no Origin, o usuário poderá fazer o download dos mapas, porém será necessário instalar os mods manualmente.

O código fonte de de Command & Conquer e Command & Conquer Red Alert estárá disponivel sob a GNU General Public License version 3.