Recentemente a Sony decidiu suspender a Playstation Store na China sem data para volta. Segundo a conta oficial da empresa na rede social chinesa Weibo, o motivo da retirada foi uma "atualização de segurança".

"A PlayStation Store (PSN) foi temporariamente suspensa na China continental a partir das 7h do dia 10 de maio. Não há data nem hora para a retomada dos serviços.

A razão oficial apresentada é para realizar atualizações de segurança. Mas não está claro o que isso significa exatamente."

Daniel Ahmad, analista da área, disse que "um fanboy do Xbox disse no Weibo que denunciou às autoridades elementos de backdoor que podem ser facilmente acessados para mudar o conteúdo para os disponíveis no exterior". Logo em seguida a PS Store ficou fora do ar.

A Sony não quis falar sobre os hackers de backdoor, que estavam agindo para permitir que chineses acessassem e baixassem conteúdo não licenciado para o país na região, levando assim ao fechamento da PS Store no Brasil.

De acordo com o site Reuters:

"Alguns fornecedores estavam oferecendo a quebra das restrições da PlayStation Store na China por uma taxa inferior a US$5 em plataformas de comércio eletrônico."

Atualmente as publicadoras de jogos estrangeiras e nacionais precisam de uma licença dos reguladores de conteúdo para lançar suas plataformas e conteúdos digitais na China. O resultado disso foi que apenas 13 games foram inseridos na Playstation Store chinesa no ano passado. Isso fez com que os fãs do PS4 ficassem frustrados e buscassem outras alternativas para comprar títulos populares.

Em um momento como este, onde todos estão em suas casas devido aos casos de Coronavírus (COVID-19), foi um "tiro no pé". Ao invés de ajudar os jogadores, a população, o governo chinês e a Sony estão fazendo ao contrário. Diversos desenvolvedores de jogos e distribuidores de games no formato digital estão fazendo o possível para oferecer uma distração para esta situação difícil que todos estão passando, e isto deveria ser adotado por todos em minha opinião.

O que você acha desta situação que os jogadores chineses estão passando? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!