O popular jogo Plague Inc. que pede aos jogadores para criar e verificar a disseminação mortal de um vírus em todo o mundo, está disponível na App Store chinesa há anos sem problemas, assim como na Google Play Store.

A Ndemic disse que "não está claro para nós se essa remoção está ligada ao surto de coronavírus que a China está enfrentando", mas certamente parece ser a causa mais provável. "Essa situação está completamente fora de nosso controle", escreve Ndemic.

"Estamos trabalhando muito para tentar encontrar uma maneira de disponibilizar o jogo de volta à loja na China, no entanto, como um pequeno estúdio independente de jogos no Reino Unido, as chances são de que nossa prioridade imediata é tentar entrar em contato com a Administração do Ciberespaço da China para entender suas preocupações e trabalhar com eles para encontrar uma solução".

A Plague Inc. registrou um aumento na popularidade na China e em outros países, após relatos iniciais do surto de coronavírus.

Na sequência desse surto, Ndemic divulgou uma declaração no mês passado pedindo aos jogadores que não tratassem o jogo como um "modelo científico" para a propagação de qualquer doença.

Os relatos de novos casos de coronavírus agora são maiores fora da China do que dentro do país, onde o surto está em declínio desde 2 de fevereiro.

Um analista do setor observou no Twitter que no passado a China restringiu jogos que "prejudicam a ética pública, prejudicam a ordem social ou prejudicam a estabilidade social", incluindo títulos que contêm "informações falsas".

A China tem um longo histórico de restrições a aplicativos móveis vendidos no país, desde aplicativos de comunicação e notícias até jogos de azar e ferramentas de mapeamento de protesto.

A Plague Inc. ainda está disponível na App Store fora da China e também Google Play Store. O jogo também está disponível para para PC e também para os principais consoles do mercado.