No final de semana passado, o jogo Dreams, desenvolvido pelo estúdio Media Molecule, foi lançado para a plataforma Playstation 4. Rapidamente, os jogadores utilizaram-se das ferramentas disponibilizadas pelo game para criar dois títulos clássicos da Nintendo, responsáveis por marcarem a infância de muitos. Trata-se de Super Mario 64 e Donkey Kong 64, lançados para a plataforma Nintendo 64, como o nome já diz.

Jogadores de Dreams criam jogos de Mario e Donkey na plataforma de criação

É impressionante ver que, em poucos dias, a criação dos games em Dreams ficou muito bem feita, apesar de inacabada. No vídeo abaixo você poderá conferir que foi possível não só reproduzir os cenários dos jogos, mas também os movimentos dos personagens, nos dando uma pitada de nostalgia ao voltar a ver as paisagens com Mario e Donkey se movimentando.

Como funciona o jogo Dreams?

Desenvolvido pelo estúdio Media Molecule, Dreams proporciona aos jogadores uma incrível variedade de ferramentas simplificadas, que permitem criar, com facilidade, qualquer coisa que se possa imaginar. O game teve sua versão beta lançada no mês de abril do ano passado, e nesta oportunidade, foram criadas diversas artes interativas, paisagens confortantes, remakes de jogos antigos e até mesmo jogos inéditos.

O título da Media Molecule faz com que os players possam criar o que bem entenderem, até mesmo cópias de obras que possuem direitos autorais. Estes jogos criados não são compartilhados de forma aberta com todos os usuários de Dreams, entretanto, de qualquer forma, não há como o criador do projeto ganhar dinheiro com as recriações de jogos como Super Mario 64 e Donkey Kong. Existe a possibilidade de a Nintendo entrar em contato com o estúdio para que seja limitado o compartilhamento destes remakes, mas, tirando isto, não se pode fazer mais nada para impedir criações como estas.

Super Mario 64 criado no jogo Dreams
Super Mario 64 criado no jogo Dreams

Quem sabe, futuramente, não tenhamos a criação de mais remakes de jogos clássicos como o aclamado Banjo-Kazooie, lançado a muitos anos atrás para Nintendo 64. Só o tempo dirá o que virá desta ferramenta de criação, pois a imaginação não tem limites.

Fonte: nintendoenthusiast