A partir do dia 4 de janeiro de 2020, os Pokémon Sword & Shield são oficialmente os games competitivos para E-Sports de Pokémon no mundo todo. Anteriormente, Ultra Sun e Ultra Moon eram os jogos que vingavam nas competições oficiais.

Assim, novas regras entram em vigor para adicionar então os pokémons e novas mecânicas da nova geração presentes no Sword & Shield. Batalhas duplas seguem como o principal formato de campeonatos, e agora, apenas com pokémons da nova região de Galar permitidos.

Assim como antes, todos pokémons não capturáveis ou chocáveis são banidos, sendo Mew, Zacian, Zamazenta e Eternatus os presentes no pokedéx do Sword & Shield e com essas características.

A nova geração ainda introduziu a mecânica dos Gigantamax, e por isso algumas versões gigantescas de pokémon também são banidas, mas por tempo limitado. Por hora, os Gigantamax permitidos no competitivo oficial incluem Butterfree, Corviknight, Drednaw, Centiskorch, Meowth, Pikachu, Eevee, Snorlax, Sandaconda e Charizard (mas apenas com Blaze).

Com essas definições necessárias, os jogos competitivos, campeonatos e torneios de 2020 já podem oficialmente ser realizados por todo o globo. Em apenas algumas semanas vários lugares do mundo já deverão estar recebendo torneios oficiais.

Vale lembrar também que sempre que uma atualização sair, regras, banimentos e regulamentos gerais também podem ser alterados. Sobre as formas Gigantamax, enquanto novas formas forem adicionadas, posteriormente devem ser incluídas na lista de permissões do competitivo. Primeiro é necessário um tempo de análise e adequação, até lá, formas não mencionadas acima estão banidas.