Recentemente foi anunciado na Blizzcon 2019 Diablo IV, e de acordo com a Blizzard, o game não terá a opção de jogar offline no PC, e provavelmente nos consoles também. O jogo é um MMO (Massive Multiplayer Online) onde há um mundo compartilhado com hubs sociais, áreas de PVP e um enorme ambiente conectado, onde a desenvolvedora pretende torná-lo exclusivamente online com conteúdo infinito.

Durante uma entrevista realizada pelo site PC Gamer, o designer de Diablo 4, Joe Shely, comenta que:

"Há um ambiente amplo, sem interrupções, conectado e compartilhado no mundo, indo para as masmorras, podendo se agrupar com seus amigos, realizar negociação e PvP. Achamos que a melhor maneira de experimentar isso é através de um mundo online."

No caso dos jogadores da plataforma PC, não é de fato uma grande mudança, pois em Diablo III já não era possível jogar offline através do computador, porem nos consoles Playstation 4, Xbox One e Nintendo Switch havia a opção de jogar offline.

Fazer com que Diablo IV só rode online vai de encontro diretamente com o plano da Activision e Blizzard para realizar um envolvimento a longo prazo. A ideia é que os jogadores se mantenham em um ambiente digital online, alimentado por um conteúdo infinito e atualizações sazonais. Quanto maior o número de pessoas realmente jogando, será possível monetizar o jogo com microtransações cosméticas opcionais.

Fonte: tweaktown