Quando Fortnite, game desenvolvido pela Epic Games, chegou para o Android, houve muita especulação sobre o que essa ação levaria a acontecer. As primeiras informações que surgiram diziam que a desenvolvedora e distribuidora de jogos abriria mão da Google Play completamente, o que acabou de fato ocorrendo. Para seguir esse plano, a empresa primeiramente fez uma parceria com a coreana Samsung, onde foi oferecido o Fortnite com exclusividade para a loja Galaxy Apps.

Após o vencimento do acordo com exclusividade, cita acima, a Epic Games permitiu que seu jogo fosse baixado através do seu próprio site. Esse ato fez com que houvesse muitos APKs não oficiais online. Entretanto, para acabar com essa "bagunça", a Epic Games anunciou que agora terá sua própria loja de aplicativos, mas não é somente esta novidade. Na loja da distribuidora de games, os desenvolvedores que colocarem seu jogo lá receberam 88% da receita gerada pelo app. Ou seja, a Epic Games só terá direito a 12% de todos os lucros gerados pelos app do desenvolvedor. Além disso, caso o game utilize a Unreal Engine, os 5% de royalties serão tirados dos 12% de lucro da Epic Games e não dos lucros do desenvolvedor.

Para efeito de comparação com a proposta feita pela Epic Games, que foi citada acima, a Google Play Store ganha hoje 70% da receita gerada pelo jogo, onde deste montante 30% é destinado ao Google.

Ontem a Epic Games informou que o instalador de Fortnite para Android se tornara o aplicativo Epic Games. Por enquanto, o apk é apenas um instalador de Fortnite, somente o seu ícone e nome foram alterados. De qualquer forma, isso é um sinal de que muito em breve será disponibilizado através do app para Android a Epic Games Store completa.

Mudança de logo do app da Epic Games no SO Android. Fonte: Fortnite
Mudança de logo do app da Epic Games no SO Android. Fonte: Fortnite (Twitter)

O que achou da novidade? Fique atento para mais atualizações acerca do lançamento da desenvolvedora e distribuidora de games online! Não esqueça de comentar abaixo compartilhando conosco a sua opinião!

Fonte: xda-developers