A Microsoft almeja reunir em seus sistemas o máximo possível de funcionalidades, não importando se vem da concorrência ou de outros sistemas operacionais. Seguindo a linha, foi revelado recentemente pela Microsoft a implementação de um novo assistente de voz para o console Xbox One, o Google Assistente (Google Assistant). Agora, além dos assistentes de voz Cortana (desenvolvido pela própria Microsoft) e Alexa (desenvolvido pela Amazon), o vídeo game conta com o assistente do Google.

A nova funcionalidade infelizmente ainda não está disponível para todos, pois no momento o assistente de voz está em fases de testes através do programa Insider do Xbox One. O intuito dos testes, obviamente, é para que o usuário final tenha a melhor experiência possível ao utilizar o assistente de voz no console.

Um ponto interessante é que os comandos por voz não se limitam somente ao console, eles podem ser dados através de outros dispositivos como, por exemplo, smartphones e tablets. O usuário pode executar diversas tarefas por meio da fala como, por exemplo, ligar e desligar o Xbox One, executar aplicativos e jogos ou até capturar a imagem durante um jogo (dar print screen).

Google Assistente iniciando o jogo Gears 5. Fonte: majornelson
Google Assistente iniciando o jogo Gears 5. Fonte: majornelson

Caso queira testar a novidade, basta entrar para o programa de testes através dos passos abaixo:

  1. Participe do Grupo do Google com a Conta do Google que você pretende usar
  2. Entre no seu Xbox
  3. No aplicativo "Google Home", disponível para para iOS ou Android:
    - Selecione "+ Add" ("+ Adicionar)
    - Selecione "Set up device " ("Configurar dispositivo")
    - Selecione "Have something already set up? " ("Alguma coisa já está configurada?")
    - Procure e selecione "[beta] Xbox"
  4. Entre com a conta da Microsoft que você usa no Xbox
  5. Siga as instruções para vincular seu Xbox e atribua um nome de dispositivo

Observação: Se nenhum dispositivo for encontrado, tente ativar a configuração de Assistentes digitais no console (Configurações> Kinect e dispositivos> Assistentes digitais)

Fonte: majornelson