Com 20 anos, a franquia Mario Kart já vendeu aproximadamente 137 milhões de cópias. Hoje, com a chegada de sua versão mobile, esse número irá aumentar muito mais. Mario Kart Tour segue uma tendência que está ocorrendo com diversos títulos que estão sendo transformados/portados para uma versão mais simplificada e com controles voltados para smartphones. Apesar de obviamente não ser a mesma coisa controlar o "carrinho" com o dedo, é uma experiência um tanto quanto divertida, principalmente quando já se jogou algum jogo da franquia em algum console.

Ao iniciar o jogo, você se depara com o aviso de que é necessário vincular uma conta da Nintendo ao jogo ou realizar o cadastro no site para que seja possível avançar. Ao selecionar que deseja se registrar, você será redirecionado para o site automaticamente. Concluindo o registro, será enviado um código de confirmação para o e-mail utilizado durante o cadastro e em seguida aparecerá uma tela pedindo para vincular a conta criada ao game Mario Kart Tour (basta selecionar o usuário recém-criado).

Tela para vincular a conta da Nintendo ao jogo Mario Kart Tour
Tela para vincular a conta da Nintendo ao jogo Mario Kart Tour

Depois de criar e vincular a sua conta ao jogo da Nintendo, Lakitu (tartaruguinha que fica flutuando em uma nuvem) aparecerá lhe dando boas vindas e chamando para disparar o cano. Você será direcionado para uma tela onde puxará o clássico cano verde para baixo, que ao soltar sairá uma espécie de fogo de artifício que de dentro surgirá algum personagem que você irá liberar para utilizar nas corridas (no meu caso foi o Toad).

Cano verde para disparar
Cano verde para disparar

Os gráficos, por serem básicos, os celulares atuais conseguem reproduzir com facilidade um bom aspecto para o jogo mobile comparado ao que me lembro ao jogar nos consoles Nintendo 64, Game Cube, Nintendo Wii e Nintendo Switch. Entretanto, o que importa aqui, a meu ver, é a jogabilidade e a nostalgia de jogar um clássico como este. Apesar de uma certa dificuldade inicial para me adaptar ao controle do veículo de corrida pelo celular, em menos de 1 minuto já consegui jogar de forma fluida.

Cena do jogo Mario Kart Tour com Toad sobrevoando a pista
Cena do jogo Mario Kart Tour com Toad sobrevoando a pista

Antes de iniciar a corrida, aparece uma tela pedindo para você escolher entre o modo de derrapagem manual (para obter o "boost" temporário na velocidade do kart) e o modo automático (que provavelmente é mais difícil de ficar derrapando, para obter um melhor controle do carro). O modo automático é indicado para aqueles que não tem experiência nenhuma com o jogo (inclusive nos consoles), mas tendo alguma noção ao ter jogado em consoles da Nintendo, indico já escolher o modo de derrapagem manual (muito mais divertido).

Boost após derrapagem na curva
Boost após derrapagem na curva

Claro que o jogo ficará mais difícil de acordo com a liberação de campeonatos e cilindradas (na segunda fase já consegui liberar 100cc), mas consegui com certa facilidade o primeiro lugar nos dois primeiros desafios do jogo mobile. Apesar do curto período em que joguei, pude me divertir muito relembrando as jogatinas com meus colegas nos consoles da Nintendo. Enfim, indico de olhos fechados Mario Kart Tour para qualquer público, creio que é um jogo que encantará a todos com seus diversos itens, personagens e veículos!

Mario Kart Tour está disponível para os sistemas operacionais Android e iOS. Comente abaixo o que achou de Mario Kart Tour! Compartilhe a sua opinião!