Ontem ocorreu um anúncio na mídia que muitos não esperavam, as maiores desenvolvedoras de consoles (Microsoft, Nintendo e Sony) se reuniram para que seja criada uma regulação mais rígida com relação a maneira como é utilizada as loot boxes.

O mecanismo de funcionamento das loot boxes consiste na utilização de dinheiro real dos players no jogo, onde é pago um determinado valor para participar de um sorteio de itens no intuito de conseguir o item que o usuário necessita. É como se fosse um pacote de figurinhas, onde você pode tirar repetidas ou novas, mas nunca dá para saber o que vai vir.

O projeto idealizado pelas três companhias foi publicado no site da ESA (Associação para Softwares de Entretenimento), que de acordo com o descrito, é exigido que até o ano de 2020 todas as desenvolvedoras de jogos que se utilizarem dessa mecânica de monetização informem de maneira transparente a probabilidade matemática de cada item oferecido sair para o jogador. Essa decisão foi tomada para que o usuário do jogo tenha ciência dos riscos que está decidindo ter ao pagar pelo produto. As empresas não estão exigindo para que os jogos já existentes sejam modificados para oferecer tal informação, mas apenas para os games que irão ser lançados ou que irão inserir a mecânica por meio de atualizações.

Loot boxes
Além das idealizadoras do projeto, outras empresas decidiram seguir tal decisão como a Activision Blizzard, a Bandai Namco Entertainment, a Bethesda, a Bungie, a EA, a Take Two Interactive, a Ubisoft, a Warner Bros. Interactive Entertainment e a Wizards of the Coast.

O projeto criado foi uma medida preventiva para que não aconteça o pior e os países criem suas próprias regulações para vetar ou restringir o uso de loot boxes. Querendo ou não, por envolver dinheiro real, a utilização das loot boxes podem ser consideradas um jogo de azar.

Fonte: theesa