Ao analisar o o popular jogo Minecraft , cuja base é a criação de novos mundos e estruturas, os pesquisadores descobriram que os jogadores tornaram-se mais criatividade depois.

Houve uma exceção entre esses jogadores, no entanto, indicando que nem todas as pessoas que jogam, passam pela mesma experiência.

Minecraft incentiva e muito a criatividade, dando aos jogadores essencialmente uma tela em branco sobre a qual qualquer estrutura pode ser criada - das básicas até as bastante complexas.

O estudo descobriu ainda que, ao determinar o que as pessoas deveriam criar, as mesmas obtinham pontuação inferior ao grupo de pessoas que tinham criação livre dentro do jogo.

Minecraft estimula sua criatividade

No entanto o aumento da criatividade não se limita apenas ao Minecraft, outros jogos podem também estimular e tornar os jogadores mais criativos. Os pesquisadores apontaram que muitos videogames incluem pelo menos algum elemento secundário que exija criatividade, o simples ato de fazer com que os jogadores personalizem um personagem dentro do jogo já criam esse estímulo.

O professor de psicologia da Universidade do Estado de Iowa, Douglas Gentile, explicou: "Não só o Minecraft pode ajudar a induzir a criatividade, mas parece haver algo sobre a escolha pelo jogo e o que se cria nele."

Não ficou claro o motivo pelo qual os participantes do estudo que foram instruídos a serem criativos mais tarde foram menos criativos.

O principal autor do estudo, Jorge Blanco-Herrera, disse que os jogadores podem ter limitado suas ações no jogo simplesmente por terem recebido a instrução "sejam criativos". Existe ainda uma linha no estudo que pontua que os jogadores "Também podem ter usado todos os seus "fluidos criativos" durante o jogo", disse Blanco-Herrera, "e mais tarde não demonstraram um aumento de criatividade na hora de completar o teste".