Ao analisar o o popular jogo Minecraft , cuja base é a criação de novos mundos e estruturas, os pesquisadores descobriram que os jogadores tornaram-se mais criatividade depois.

Houve uma exceção entre esses jogadores, no entanto, indicando que nem todas as pessoas que jogam, passam pela mesma experiência.

Minecraft incentiva e muito a criatividade, dando aos jogadores essencialmente uma tela em branco sobre a qual qualquer estrutura pode ser criada - das básicas até as bastante complexas.

O estudo descobriu ainda que, ao determinar o que as pessoas deveriam criar, as mesmas obtinham pontuação inferior ao grupo de pessoas que tinham criação livre dentro do jogo.

Minecraft estimula sua criatividade
Minecraft estimula sua criatividade

No entanto o aumento da criatividade não se limita apenas ao Minecraft, outros jogos podem também estimular e tornar os jogadores mais criativos. Os pesquisadores apontaram que muitos videogames incluem pelo menos algum elemento secundário que exija criatividade, o simples ato de fazer com que os jogadores personalizem um personagem dentro do jogo já criam esse estímulo.

O professor de psicologia da Universidade do Estado de Iowa, Douglas Gentile, explicou: "Não só o Minecraft pode ajudar a induzir a criatividade, mas parece haver algo sobre a escolha pelo jogo e o que se cria nele."

Não ficou claro o motivo pelo qual os participantes do estudo que foram instruídos a serem criativos mais tarde foram menos criativos.

O principal autor do estudo, Jorge Blanco-Herrera, disse que os jogadores podem ter limitado suas ações no jogo simplesmente por terem recebido a instrução "sejam criativos". Existe ainda uma linha no estudo que pontua que os jogadores "Também podem ter usado todos os seus "fluidos criativos" durante o jogo", disse Blanco-Herrera, "e mais tarde não demonstraram um aumento de criatividade na hora de completar o teste".