Na semana passada, a Valve disse que irá investigar o modo como o aplicativo da Epic Games Store poderia estar acessando e coletando informações de usuários da Steam.

Um usuário do Reddit foi responsável por revelar a coleta de dados através da Epic Games Launcher. Assim, foi identificado que o aplicativo da Epic Games estava acessando informações em pastas da steam ao ser instalado no computador de um usuário com os dois programas.

"Estamos investigando quais informações o Epic Launcher coleta do Steam. Esses são dados particulares de usuários, armazenados na máquina doméstica do usuário, e não devem ser usados ​​por outros programas nem enviados para qualquer serviço de terceiros", afirmou a Valve em um comunicado.

Valve diz que irá investigar caso de acesso de documentos do Steam pela Epic Games Store.
Valve diz que irá investigar caso de acesso de documentos do Steam pela Epic Games Store.

Tim Sweeney, CEO da Epic, disse que a companhia está trabalhando para mudar o aplicativo, e garantiu que as informações coletadas são limitadas à lista de amigos do usuário do Steam, o que está de acordo com os termos de uso da plataforma. Porém, o executivo disse que irá alterar as configurações para poder exigir um novo consentimento ativo do usuário antes de realizar a coleta de dados.

"A implementação atual é remanescente da nossa corrida para implementar recursos sociais no começo de Fortnite", afirmou Sweeney. "Na verdade, é minha culpa por ter feito que a equipe do launcher suportasse isso rapidamente".

Ainda não temos informações adicionais sobre a investigação da Valve e o que isso representará para as empresas envolvidas.

Fonte: Bleepingcomputer