Investir em jogos para o seu smartphone pode ser bastante proveitoso, pois existem inúmeros títulos fantásticos, com visual de qualidade, jogabilidade de ponta e com o que há de mais novo na indústria. Vendo pelo lado contrário, jogos gratuitos podem parecer inferiores ao lado dos pagos, em muitos sentidos. Porém, se você se der ao trabalho de procurar bem entre a lista de games gratuitos, com certeza irá encontrar algo que valha a pena baixar e testar, e se surpreender.

Para ajudar nesse processo e facilitar sua procura, montamos uma lista com os melhores jogos gratuitos para iPhone. A App Store oferece ótimas experiências nesse sentido, em uma seção especial só de gratuitos. No entanto, saiba que terá que lidar com aplicativos cheios de avisos de compra. Mas existem relíquias no meio de um extenso catálogo, e iremos mostrar alguns deles abaixo, confira:

1. Look, Your Loot!

1

Se você gosta de jogos RPGs, esta é uma ótima opção para passar o tempo. Look, Your Loot! é de livre movimentação, e a interface é em grade, como um quebra-cabeças. O personagem principal é um rato todo armado, que se move enquanto você desliza, e tem o objetivo de planejar a melhor rota para não ficar na mão dos adversários enquanto luta em batalha. O jogador deve trabalhar em suas habilidades de tiro e estratégia, e pode ficar viciante tentar fazer o ratinho sobreviver.

2. Pocket Run Pool

Este é um jogo digital de bilhar, que disponibiliza várias mesas diferentes e modos diferentes de jogo. É um "arcade pool" em que o objetivo não é apenas acertar as bolas nos buracos, e sim onde e quando você consegue, ou seja, o buraco específico em que a bola caiu vai lhe dar diferentes pontos. A estratégia é ter cuidado e planejamento sobre em qual buraco você quer acertar. Há maneiras de perder vidas e você deve terminar a mesa antes que o jogo termine.

3. Shadowgun Legends

Vídeo incorporado do YouTube

Para quem gosta de games de atirador, em Shadowgun Legends você pode jogar em uma campanha de história épica, em multijogador competitivo e cooperativo, e em um centro social inovador. A história do jogo se passa em um mundo futurista, onde a humanidade é atacada por um invasor alienígena, e os Shadowguns são lendários guerreiros e heróis que atuam na última linha de defesa. O jogador assume o papel de um jovem recruta que poderá mudar as coisas.

4. The Battle of Polytopia

Vídeo incorporado do YouTube

Um jogo de estratégia em tempo real, faz com que o jogador controle uma tribo de pessoas enquanto junta forças, expande seu território, combate os inimigos e acaba construindo um império no fim. The Battle of Polytopia permite jogar sozinho, contra um amigo ou também pelo modo multiplayer online.

5. Clash Royale

Vídeo incorporado do YouTube

Além de parecer um tradicional jogo de corrida de torre, o Clash Royale tem um fator a mais: combina cartas colecionáveis, defesa de torre e multiplayer online, a fim de criar uma experiência diferenciada. É um dos jogos mais populares para dispositivos, e até ganhou variados prêmios desde seu lançamento em 2016.

6. Crossy Road

Vídeo incorporado do YouTube

Neste jogo, o objetivo é conseguir atravessar uma série de ruas movimentadas sem ser atropelado, porém, diferentemente do jogo Frogger, este é como se fosse uma versão sem fim. Crossy Road foi feito baseado nos jogos que possuem uma estética com uma arte bonita e pixelizada, junto de uma experiência divertida. Até o momento, o jogo tem o costume de incorporar personagens e referências culturais diferentes conforme os anos passam.

7. Final Fantasy XV: Pocket Edition

Vídeo incorporado do YouTube

Devido à popularidade de Final Fantasy XV, uma versão mobile acabou sendo feita neste ano, e trata-se de um jogo abreviado do original. O enredo, por exemplo, é o mesmo, mas o que foi alterado foram alguns sidequests e o elemento de mundo aberto, para deixar o game com uma jogabilidade mais "apertada". Outra mudança visível é o estilo de arte do jogo, que foi todo refeito.

8. Fire Emblem Heroes

Vídeo incorporado do YouTube

Este jogo é uma versão para celular da popular série Fire Emblem, da Nintendo. O jogo foi lançado no ano passado, e é um RPG de tática free-to-play, com uma jogabilidade mais direta. O jogo já ganhou bastante prêmios de Mobile Game of the Year e mais indicações.

9. Valiant Hearts: The Great War

Vídeo incorporado do YouTube

Valiant Hearts é um jogo de quebra-cabeça aventuresco, que é definido durante os eventos da Primeira Guerra Mundial. O jogador deve controlar quatro personagens diferentes em cada uma das várias seções do jogo, as quais possuem habilidades próprias e únicas para navegar em seus níveis.

10. Triple Town

Vídeo incorporado do YouTube

Em Triple Town, os jogadores irão receber peças em um tabuleiro de tamanho 6x6. O objetivo é combinar as peças em grupos de três para que ela se transforme em uma peça mais avançada. Você pode ir jogando até que não tenha mais movimentos, e conforme vai avançando no piso, mais pontos vai recebendo.

11. Pac-Man 256

Vídeo incorporado do YouTube

Esta versão do Pac-Man 256 é uma versão transformada do clássico. O personagem come os pellets e power-ups como no original, sempre fugindo dos fantasmas, mas nesse jogo o nível é infinito, com a parte inferior da tela contendo uma falha que irá consumir o jogador. Novos power-ups foram adicionados, para que tudo fique mais intenso.

12. INSIDE

Vídeo incorporado do YouTube

Este jogo é o sucessor de Limbo, e tem uma jogabilidade bastante parecida. Uma aventura de plataforma com quebra-cabeças, ambientado em um mundo escuro, sombrio e distópico, o governo faz experimentos com criaturas que lembram zumbis. O personagem deve correr para não ser pego e nem percebido. INSIDE ainda conta com um gráfico monocromático em 2.5D.

13. Hearthstone: Heroes of Warcraft

Vídeo incorporado do YouTube

Esta versão é uma expansão da franquia World of Warcraft, que decidiu produzir o jogo para dispositivos móveis. É um jogo de cartas colecionável e baseado em turnos, e utiliza o World of Warcraft Trading Card Game já existente. Possui vários pacotes de expansão e um torneio de eSport.

Gostou da lista? Tem alguma sugestão de jogo grátis para iPhone? Conte-nos nos comentários!