Uma noite histórica para os jogadores e fãs de Rainbow Six Siege. Agora, o Brasil tem o campeão nacional da modalidade. A tão aguardada final do torneio, disputada entre tradicionais organizações do cenário, terminou de maneira surpreendente para mais de 200 mil espectadores, que acompanharam ao vivo nos canais da Ubisoft e-Sports. Black Dragons e BRK E-Sports se enfrentaram em confronto em que a expectativa era de equilíbrio do início ao fim. Mas a BD foi dominante e não deu chances para sua oponente. Em série melhor de cinco mapas (MD5), a equipe fez 3 a 0 e conquistou o desejado troféu Elite Six, destinado ao melhor time do torneio.

Thiago "Thyy" Nicézio e Nino "NinexT" Pavolini, do time campeão, estavam especialmente motivados para essa final. Isso porque essa competição marcou também a aposentadoria deles na modalidade. Por isso, o desejo de conquistar o título da competição se tornou ainda maior.

Time campeão
Time campeão

A partida decisiva colocou, mais uma vez, as duas line-ups que decidiram a primeira temporada da divisão América Latina da Rainbow Six Pro League frente a frente. Naquela oportunidade, a BD, formada pela atual line-up da BRK, venceu os atletas da V3 Masters, que hoje compõem a Black Dragons. Além disso, com suas atuais escalações, eles duelaram nas semifinais da divisão na segunda temporada da Pro League. E deu BRK.

Com mais esse fator, o confronto final ganhou um clima de revanche, deixando as equipes ainda mais motivadas. Melhor para a line-up da Black Dragons, que comemorou mais um título e confirmou sua tradição no cenário.

Confronto

O início da final não poderia ser melhor para a Black Dragons. Jogando no mapa Consulado, a equipe, formada por Thiago "Thyy" Nicézio, Nino "NinexT" Pavolini, Pedro "pzdd" Dutra, João ''Kamikaze'' Gomes e Gustavo ''Psycho'' Rigal, não deu oportunidades para a BRK e emplacou um incontestável 5 a 0, mesmo jogando no mapa escolhido por sua adversária.

No segundo mapa, Fronteira,  o duelo foi mais equilibrado. As disputas foram tão intensas que aconteceu algo inédito: um empate no round. A partida, que estava 2 a 2, foi para 3 a 3. A BRK, formada por André "Nesk" Oliveira, Júlio "Júlio" Giacomelli, Lucas "Yuuk" Rodrigues, Leo "Zigueira" Duarte e Leone "One" Kayque, mostrou o porquê estava na final da competição e reagiu após o revés sofrido no primeiro mapa. Porém, a melhora no desempenho da equipe não foi suficiente para superar a entrosada line-up da BD, que venceu por 5 a 3, abrindo 2 a 0 na série e ficando a um mapa do título.

O mapa Banco foi a primeira chance da Black Dragons para encerrar a série. E a equipe não desperdiçou. Mostrando mais uma vez entrosamento e táticas bem elaboradas, a BD foi implacável, impedindo qualquer chance de reação da BRK. Dominante, a equipe não parou até fazer 5 a 1 no terceiro mapa, fechando a série melhor de cinco (MD5) em 3 a 0 e se consagrando campeã do Brasileirão Rainbow Six 2017.

Recebimento do troféu
Recebimento do troféu

Com sensação de "dever cumprido" ao se despedir do cenário competitivo de Rainbow Six com o título, Thiago "Thyy" Nicézio comentou os fatores determinantes para a vitória. "Para ser sincero, nós esperávamos uma partida bem mais disputada no início. Conseguimos fazer 5 a 0 no primeiro mapa de maneira até inesperada. Depois, eles equilibraram mais o jogo, porém nós conseguimos adaptar bem a nossa tática para vencer o confronto. Tenho projetos para o futuro e me aposentar com este caneco é uma sensação muito boa", destacou o jogador, um dos principais nomes da equipe nessa conquista.

Nino "NinexT" Pavolini, que também encerrou a sua carreira após a conquista, apontou a confiança demonstrada pela equipe como algo crucial para buscar o triunfo: "Antes de começar a partida, nossa expectativa era de um 3 a 1 ou um 3 a 2. Mas estávamos muito confiantes, nunca vi o Psycho jogar tão solto como hoje. Acho que, no fim das contas, estávamos com ‘mais bala’ e isso foi o que contou".

Sem conseguir o título, Leone "One" Kayque acredita que a derrota aconteceu mais por méritos do adversário do que por erros de sua equipe: "Mantivemos nosso padrão de jogo. Não mudamos nossa maneira de jogar. Houve alguns erros, mas creio que a vitória da BD foi construída mais por mérito deles mesmo".

Cronograma de jogos do Brasileirão Rainbow Six

Semana #1 Domingo, 2/7

BRK E-Sports 1x2 paiN Gaming

NoX Gaming 2x0 INTZ eSports

Semana #2 Domingo, 9/7

Black Dragons 0x2 Team Fontt

Operation Kino 0x2 Merciless

Semana #3 Domingo, 16/7

paiN Gaming 2x1 NoX Gaming

BRK E-Sports 2x0 INTZ eSports

Semana #4 Domingo 23/7

Team Fontt 2x0 Merciless

Black Dragons 2x1 Operation Kino

Semana #5 Domingo 30/7

BRK E-Sports 2x0 NoX Gaming

paiN Gaming 2x0 INTZ eSports

Semana #6 Domingo 6/8

Black Dragons 2x0 Merciless

Team Fontt 2x0 Operation Kino

Semifinais

Semana #7 Domingo 13/8

paiN Gaming 0X2 Black Dragons

Team Fontt 0x2 BRK E-Sports

Final

Semana #8 Domingo 3/9 

Black Dragons 3x0 BRK E-Sports

Brasileirão Rainbow Six (BR6)

O Brasileirão Rainbow Six 2017 é disputado na plataforma PC e terá duas temporadas (seasons) em 2017. O torneio, inédito no país, é presencial e conta com as melhores equipes brasileiras no cenário. Uma das maiores potências da modalidade, o país conta com grande engajamento dos fãs. O torneio seguirá o mesmo calendário anual da Rainbow Six Pro League e respeitará as mesmas janelas de transferências de jogadores da competição.

Rainbow Six Pro League

Nos dias 25 e 26 de agosto, Team Fontt e BRK E-Sports representaram o Brasil na fase mundial da segunda temporada da Rainbow Six Pro League, disputada na Gamescom, em Colônia, na Alemanha. A Team Fontt chegou como a campeã da divisão da América Latina ao bater a rival BRK na final regional por 2 a 1.

As duas equipes mostraram a força que o país tem no cenário mundial atualmente. Jogando contra as melhores line-ups do mundo, elas avançaram até as semifinais do torneio, com chances até de protagonizarem uma final brasileira na competição. Porém, a BRK acabou eliminada pela norte-americana Elevate por 2 a 0, e a Team Fontt perdeu para a Penta Sports (União Europeia) pelo mesmo placar, que acabou conquistando seu segundo título na competição.

Foram US$ 237,5 mil distribuídos em premiações na segunda temporada da Rainbow Six Pro League 2017.