Desenvolvido pelo estúdio Remedy Entertainment e publicado pela 505 Games, Control foi lançado no final de agosto do ano passado para PC, Playstation 4 e Xbox One. Há planos para lançar o título nos consoles de próxima geração Playstation 5 e Xbox Series X.

Após a estreia de Control, o jogo recebeu inúmeras críticas positivas, onde vários especialistas o classificaram como um dos melhores games do ano de 2019. O título chegou a ser nomeado para várias premiações e chegou a ganhar na categoria de arte e design de jogos, por exemplo.

Control chegou a ganhar duas expansões, onde a primeira, chamada de The Foundation, foi lançada no dia 26 de março. Já a segunda expansão, com o título AWE, estreou no dia 27 de agosto. Esta última foi um crossover da Remedy com o jogo Alan Wake (lançado em 2012 para PC).

Sobre o jogo:

Cena do jogo Control. Fonte: Remedy Entertainment
Cena do jogo Control. Fonte: Remedy Entertainment

Control foi inspirado na SPC Foundation (organização fictícia documentada pelo projeto online de ficção cientifica de mesmo nome). No cenário da SPC, a organização é responsável por localizar e conter indivíduos, entidades, locais e objetos que violam a lei natural (chamados de SPCs).

O título é jogado na perspectiva de terceira pessoa e foi projetado utilizando o motor grafico Northlight Engine (criado pela propria Remedy). O jogo se passa dentro dos ambientes da Oldest House (Casa Mais Antiga), um arranha-céu Brutalista sem traços característicos de Nova York, além da sede do FBC (Federal Bureau of Control), responsável por estudar os AWEs (Eventos Mundiais Alterados). O FBC coleta e estuda objetos de poder (Objects of Power) que estão nos AWEs.

A Oldest House por si só é um objeto de poder e seu interior é muito maior que o exterior, tornando-se praticamente um reino sobrenatural a parte que está em constante mudança, desafiando as leis do espaço-tempo. No início do game uma entidade chamada Hiss tenta atravessar a barreira dimensional para esta realidade, assumindo várias partes da Oldest House, alterando sua arquitetura de acordo com suas necessidades. O jogador irá controlar Jesse Faden, personagem que entra na Oldest House para investigar sobre o que ocorreu com o seu irmão após um AWE anterior, entretanto evidentemente ela se envolvera em uma luta contra Hiss.

Conforme o jogador completa as missões da história principal, será possivel encontrar áreas conhecidas como Pontos de Controle (Control Points), locais que são desbloqueados após limpar a área de inimigos. Estas áreas podem ser utilizadas como pontos para salvar o jogo e para viagens rápidas em todo o prédio (em qualquer Control Point desbloqueado). A medida que mais missões são completadas, são desbloqueadas mais partes do prédio para se explorar, além de ganhar pontos de habilidade que podem ser utilizados para melhorar os poderes psicocinéticos de Jesse.

Lançamento e disponibilidade:

Control foi lançado no dia 27 de agosto de 2019 para PC, PlayStation 4 e Xbox One. Posteriormente foi lançado duas expansões: The Foundation (26 de março de 2020) e AWE (27 de agosto de 2020).

Trailer do jogo:

Requisitos mínimos para jogar Control no computador

  • Sistema operacional (SO): Windows 7, 64-bit
  • Processador: Intel Core i5-4690 ou AMD FX 4350
  • Memória: 8GB de RAM
  • Placa de vídeo: NVIDIA GeForce GTX 780 ou AMD Radeon R9 280X
  • DirectX: Versão 11
  • Armazenamento: 42 GB de espaço disponível

Requisitos recomendados para jogar Control no computador

  • Sistema operacional (SO): Windows 10, 64-bit
  • Processador: Intel Core i5-7600K ou AMD Ryzen 5 1600X
  • Memória: 16GB de RAM
  • Placa de vídeo: NVIDIA GeForce GTX 1660/1060 ou AMD Radeon RX 580 AMD | Para utilizar Ray-Tracing: GeForce RTX 2060
  • DirectX: Versão 12
  • Armazenamento: 42 GB de espaço disponível