Quando se trata de câmeras fotográficas profissionais, três marcas vêm à mente: Nikon, Canon e Sony. Ambas as marcas fabricam excelentes câmeras e lentes. Mas afinal, qual das três marcas escolher? As três têm câmeras excelentes para muitos profissionais, além de algumas opções básicas para iniciantes.

Se você é desses que prefere ser fiel a uma marca, saiba que a vantagem disso é que você pode trocar de câmera sem precisar trocar lentes e flashes. E por isso decidir por uma marca é uma decisão complicada. Para ajudar você a fazer essa escolha, reunimos neste artigo tudo o que você precisa saber sobre as marcas Nikon, Canon e Sony.

Familiaridade com o sistema

Quando você se familiariza com todos os diferentes sistemas de câmeras, começa a perceber o que é bom e o que é ruim em cada uma delas, coisa que os fotógrafos não percebem quando usam apenas a sua marca favorita.

Imagens ruins são geralmente falha do fotógrafo

Antes de nos aprofundarmos, é preciso ter em mente que a grande maioria das câmeras de médio a alto nível fabricadas nos últimos 5 anos são capazes de obter resultados impressionantes. Mesmo a pior câmera, aquela que ninguém recomenda, ainda é capaz de obter imagens realmente incríveis. Se você está tentando melhorar suas fotografias, especialmente do ponto de vista criativo e não técnico, é provável que não encontre revelações neste artigo.

Pontos fortes da Nikon

A Nikon criou algumas das câmeras mais completas do mercado. Eles garantem um ótimo valor e bom desempenho em todos os níveis, do básico aos mercados intermediário, avançado e profissional. Em vez de ter uma brecha um pouco frustrante e / ou confusa entre diferentes camadas de produtos, de carros-chefe a produtos básicos para iniciantes, a Nikon trabalha duro para fornecer linhas de corpos e lentes que atendam a todas as necessidades.

Esta fabricante é ótima para aqueles que não tem muito dinheiro pra investir, mas tem objetivos elevados na sua fotografia, tanto profissionalmente quanto para hobby. Outro ponto forte das câmeras Nikon é sua capacidade de personalização e os recursos especiais de suas câmeras. Independente do tipo de cena que você for fotografar, as funções personalizadas da Nikon são perfeitamente adequadas ao seu estilo de fotografia.

Pontos fracos da Nikon

Exceto na Pentax, a Nikon é lenta em trazer as grandes novidades. E no mercado atual, isso pode fazer com que uma fabricante rapidamente fique uma geração atrás de todos os concorrentes. A Nikon realmente leva um tempo para trazer as novidades da tecnologia. Mas quando trazem, quase sempre é incrível e que valeu a pena esperar.

Se você é uma pessoa impaciente, a Nikon pode dar uma experiência frustrante. Embora a Nikon produza excelentes produtos, isso não acontece no mesmo ritmo que os outros gigantes corporativos, cujas filiais de fotografia são apenas uma dentre muitas.

Pontos fortes da Canon

As imagens das lentes e câmeras Canon são simplesmente deslumbrantes. Há uma boa razão para que essa marca seja tão prestigiada pelos fotógrafos. Não há como negar que a Canon sempre teve muito o que oferecer. Para quem, além de fotógrafo, é um artista que gosta de dizer "a câmera é apenas uma ferramenta", a Canon pode ter a combinação certa de inspiração criativa e apreciação técnica.

Fraquezas da Canon

A Canon tem lentes lindas, mas é uma marca terrível se você não aguenta a sensação de sempre ter que atualizar para a próxima melhor opção. Eles são muito estratégicos sobre exatamente quais recursos colocam em quais câmeras, e sempre conseguem encontrar uma maneira de fazer com que muitos tipos de fotógrafos, de iniciantes casuais a profissionais aspirantes, desejem ter a opção principal. Os fãs da Canon muitas vezes pagam milhares de reais extras por um ou dois recursos que nem sempre serão úteis para este fotógrafo.

Lembrando que se suas fotos não estão boas, provavelmente o problema não é sua câmera, é você. Ainda assim, o debate sobre o alcance dinâmico deve ser um dos mais atingidos na história da fotografia digital. Na verdade, a Canon era realmente teimosa em criar seus próprios sensores, e foi uma década inteira de quase zero melhoria na faixa dinâmica ISO 100.

Felizmente, as últimas câmeras digitais da Canon deram um grande passo para fechar a lacuna. Saiba que, se por algum motivo você estiver precisando fazer uma recuperação de arquivos raw únicos a grandes extremos, convém verificar primeiro a Nikon e a Sony. Para os demais fotógrafos de retratos, casamentos, moda, etc., concentre-se em aprender a fotografar corretamente, e desfrute dessa câmera fantástica.

Pontos fortes da Sony

Não é segredo que a Sony surpreendido com suas câmeras mais recentes. A impressionante qualidade de imagem de seus sensores e o incrível desempenho de foco automático de seus corpos são realmente espetaculares, e uma geração à frente da concorrência.

A Sony também colocara todos os recursos adicionais certos em sua atual geração de câmeras, coisas como IBIS e slots de cartão duplo, que são mais do que apenas extras inúteis. Esses recursos são realmente extremamente úteis para amadores e profissionais.

Fraquezas da Sony

No entanto, também não é segredo que a Sony teve alguns problemas para projetar o corpo da câmera. Algumas pessoas consideraram sua ergonomia "abismais", ou coisa pior. Quem experimentou a interface do usuário de praticamente todas as principais câmeras do mercado sabe que a Sony tem de fato a interface mais confusa e difícil de todas.

Se você não memorizou onde tudo o que precisa está no menu, cuidado para não comprometer sua seção de fotos enquanto vasculha cada página / guia, procurando por uma coisa que você não consegue se lembrar.

Alguns itens do menu são completamente redundantes. Por que ter uma opção de menu para alterar meu ponto de foco ou até meu ISO? Ah, porque é possível reprogramar os botões da câmera tão completamente que, na verdade, não há botões dedicados a essas configurações.

De fato, algumas das funções críticas não estão associadas a botões físicos por padrão; você precisará acessar o menu rápido, ou até o menu mais profundo, para encontrá-los. E o pior é que a Sony muda os nomes de muitos itens de menu também. Caso você esteja se perguntando, "Bipe" (para confirmação de AF) é chamado de "Sinais de Áudio" na Sony.

Depois que você se acostuma com os layouts de controle extremamente complexos das câmeras e as personalizações de menu da Sony, obtém todo o benefícios de um sistema incrível, com mais recursos totais do que qualquer outro sistema de câmera atualmente oferece. Por isso, em parte, os menus estão repletos de opções. Em outras palavras, é realmente complicado, mas a complexidade do menu, quando dominada, deixa de ser uma fraqueza e se torna uma grande vantagem.

Nikon, Canon ou Sony: Qual a melhor marca de câmeras?

É hora de responder a questão: qual câmera é melhor? Vamos admitir que ninguém é perfeito e, desde que você esteja feliz com o que tem, não duvide disso.

Pare de gastar energia obcecado com o equipamento fotográficos, e treine para desenvolver sua criativa fotográfica, pois é isso que o tornará um fotógrafo melhor em breve, independentemente do equipamento que você tenha.