Indo no sentido contrário ao que a Google vem fazendo com seus aplicativos de comunicação, criando vários serviços para um único fim. O Facebook parece estar planejando criar alguma espécie de interação entre o Facebook Messenger e o Whatsapp.

O site WABetaInfo, que sempre está na frente quando o objetivo é trazer informações relevantes sobre o Whatsapp, o engenheiro reverso @Alex193a descobriu evidências da possível integração na versão mais recente do Facebook Messenger. A lista abaixo mostra as referências a "whats_app" dentro do código do Messenger.

código interno do Facebook Messenger mostra referências ao Whatsapp mostrando que o Facebook pode estar trabalhando em uma integração entre aplicativos
(fonte: WABetaInfo)

O código interno do Facebook Messenger mostra referências ao Whatsapp mostrando que o Facebook pode estar trabalhando em uma integração entre aplicativos.

A principal diferença entre as duas plataformas de mensagens é que o WhatsApp armazena informações de bate-papo no dispositivo, além da criptografia de ponta a ponta (juntamente com a experiência sem anúncios). É por isso que o WhatsApp só pode ser usado em um único dispositivo.

As referências apontam para a criação de tabelas em um banco de dados local no Facebook messenger, necessárias para gerenciar mensagens e serviços.

Também há menções a outros elementos que permitiriam ao Facebook Messenger entender quais usuários do WhatsApp estão bloqueados ou não, notificações push do WhatsApp e os detalhes de um destinatário do bate-papo.

O conteúdo da mensagem não seria compartilhado com os servidores do Facebook. Assim, o aplicativo Messenger precisaria incorporar um novo protocolo para fazer o bate-papo entre o Facebook Messenger e o WhatsApp.

Não se sabe se o Facebook faria o upload desse banco de dados local para sincronizá-lo entre dispositivos - uma característica do Facebook messenger é que você pode enviar e receber bate-papos de vários dispositivos simultaneamente.

Contudo devemos tratar a essa informação como especulação, pois os desenvolvedores de aplicativos podem simplesmente alterar toda a codificação adicionando novas referências ou simplesmente removendo-as a medida que o desenvolvimento prossegue.