O Facebook e a Oculus tentam criar fones de ouvido VR mais finos e confortáveis há um tempo, mas seu experimento mais recente se aproxima do ideal: telas tão fáceis de usar quanto um par de óculos de sol.

O Reality Labs do Facebook desenvolveu um dispositivo de prova de conceito que usa holografia com filmes planos para a ótica, levando a telas com menos de 0,35 polegadas de espessura, muito menor do que os habituais LCDs ou OLEDs brilhando através das lentes dos óculos.

Isso é ajudado em parte pelo dobramento óptico baseado em polarização que move a luz para frente e para trás várias vezes, encolhendo-a bem abaixo do volume original. Também deve oferecer uma atualização visual.

A possibilidade de ter óculos VR tão finos assim é animadora, porém tudo nesse segmento ainda é caro para o público.
A possibilidade de ter óculos VR tão finos assim é animadora, porém tudo nesse segmento ainda é caro para o público.

Embora o protótipo seja monocromático, o Facebook promete uma gama de cores mais ampla e imagens mais vívidas quando a tecnologia estiver pronta. A empresa também espera melhorar a resolução até o "limite da visão humana" e eliminar os pixels visíveis. O campo de visão deve ser comparável aos fones de ouvido existentes.

Esse design não é refinado, mesmo em comparação com protótipos como a série Half Dome, portanto pode levar tempo até que possamos ver um produto acabado. Além da saída em cores, o Facebook terá que enfrentar desafios como duração da bateria, conexões de dispositivos e compatibilidade com óculos convencionais.

O Facebook tem o cuidado de observar que seu trabalho no momento é "puramente de pesquisa", mas tem muitas promessas sobre como os fones de ouvido de realidade virtual podem ser no futuro.

Se você quiser aprofundar a pesquisa, pode ler o artigo completo aqui. Se em algum momento o formfactor dos fones de ouvido VR se transformar em um par de óculos convencionais, imagino que eles seriam proibitivamente caros para começar, mas, ei, pelo menos o VR como o conhecemos agora ficaria mais barato.