Depois do cancelamento da MWC 2020 devido a preocupações com o Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus que apareceu pela primeira vez na China no final do ano passado, várias empresas na China e em todo o mundo tomaram precauções para evitar o risco de contato com o vírus.

Agora, o Covid-19 está afetando a indústria de vídeo games. Nesta semana, tanto a Sony quanto o Facebook retiraram-se dos dois maiores eventos de jogos do ano - a convenção PAX East e a Game Developers Conference - citando Covid-19 e, como a Sony afirmou em comunicado, o fato "da situação" relacionada ao vírus e as restrições globais de viagens mudam diariamente é inviável participar de feiras e convenções onde há grande circulação de pessoas.

O Facebook, que geralmente traz novidades relacionadas a realidade virtual e os esforços de realidade aumentada na GDC, disse em post no seu blog oficial que o evento "é sempre um destaque da nossa programação de eventos de jogos, mas a saúde de nossos funcionários e a comunidade de jogos em geral vem antes de qualquer outra coisa."

Um porta-voz também disse à CNBC que, embora o Facebook não envie funcionários para a PAX East este ano, a empresa está "ansiosa para participar de futuros eventos da PAX". A Sony, que normalmente mostra as novidades sobre o PlayStation nas convenções, compartilhou preocupações semelhantes.

Em resposta, a GDC divulgou uma declaração dizendo: "Levamos a saúde e a segurança de nossa comunidade de desenvolvimento de jogos muito a sério. Seguindo as rigorosas leis de quarentena estabelecidas pelo governo dos EUA e as orientações do Departamento de Saúde Pública, OMS e O CDC, que nos viu implementando medidas aprimoradas no local, estamos confiantes de que a Conferência de Desenvolvedores de Jogos seguirá os passos de outros grandes e bem-sucedidos eventos internacionais que ocorrem no Moscone Center".

Da mesma forma, o diretor de eventos da PAX, Kyle Marsden-Kish, disse que, "embora os organizadores do evento estivessem descontentes com o fato da Sony não estar participando, esperamos receber nossos amigos da Sony em futuros eventos PAX e estamos focados em tornar o PAX East 2020 um evento agradável e bem-sucedido para todos os participantes e expositores".

[ATUALIZAÇÃO] Devido a grande preocupação com o surto de coronavírus COVID-19, além da Sony e Facebook cancelarem sua presença na PAX East 2020 e Game Developers Conference, agora a PUBG Corps, a CD Projekt Red, a Square Enix, Capcom e a That Game Company também cancelaram suas respectivas participações nas conferências sobre games.

Seguimos de olhos abertos trazendo informações sobre tecnologia, mas assim como as grandes empresas, trazendo dados importantes sobre o Covid-19 e suas consequências a curto, médio e longo prazo.