Após toda a polêmica envolvendo os dados coletados pela Cambridge Analytica, o Facebook se tornou alvo do governo americano. Agora, na tentativa de ser transparente sobre suas ações, em um documento entregue aos senadores do país, a rede social de Mark Zuckerberg admitiu que rastreia a localização dos seus usuários mesmo quando os serviços de geolocalização estão desativados.

Nessa carta, que foi revelada primeiramente no Twitter de uma jornalista do The Hill, o Facebook disse que o motivo para essa decisão seria a segurança dos clientes e para objetivos de publicidade:

Inclusive sem a ativação dos serviços de localização, o Facebook ainda pode saber onde o usuário está com base em informações que ele e outros fornecem através de suas atividades e conexões com nossos serviços

O mesmo documento ainda revela que a rede social usa três métodos diferentes para coletar informações sobre localização. O primeiro seria pelo próprio GPS, que identifica o local exato do usuário, enquanto que os outros dois seriam o WiFi e Bluetooth.

Esses últimos não entregam dados específicos da localização, mas podem ser usados pelo Facebook para saber o lugar atual da pessoa assim que ela se conectar em redes WiFi de restaurantes, por exemplo. Também foi dito que as informações são coletadas por outros aplicativos comprados e desenvolvidos pelo Facebook, como Instagram, Messenger e WhatsApp.

Evidentemente, ninguém gosta de saber que está sendo "espionado" 24 horas por dia. Então, para encerrar tudo isso, recomendamos que desative qualquer permissão de localização do Facebook e de seus outros serviços no seu celular.