O Facebook está mais uma vez oferecendo um aplicativo de pesquisa de mercado, sim, essa não é a primeira vez que o Facebook faz isso, mas desta vez a rede social parece estar evitando algumas das preocupações com a privacidade de antes.

A gigante da mídia social apresentou o aplicativo Viewpoints que paga para que o usuário do Facebook completar pesquisas, além de outras tarefas que ajudarão a refinar seus produtos.

Diferentemente das recompensas de Rewards do Google, você não recebe os prêmios imediatamente. Em vez disso, você acumula pontos e recebe contribuições via PayPal automaticamente sempre que atinge um patamar de pontuação pré-estabelecido.

facebook viewpoints - aplicativo disponível nos EUA promete pagar por pesquisas respondidas diretamente em conta paypal - Facebook já estuda liberar o aplicativo para outros países
Facebook Viewpoints - aplicativo disponível nos EUA promete pagar por pesquisas respondidas diretamente em conta paypal - Facebook já estuda liberar o aplicativo para outros países

Com isso você não precisa se preocupar com o vencimento de suas recompensas. Não é de surpreender que o Facebook queira evitar alegações de que está bisbilhotando usuários sem seu consentimento total.

Você precisa ter pelo menos 18 anos para usar os pontos e saberá quais informações são coletadas e como serão usadas. A empresa também afirma que não venderá os dados coletados a terceiros ou compartilhar publicamente as respostas das pesquisas sem permissão.

No momento, o Viewpoints está disponível apenas para os usuários de contas do Facebook nos EUA. No entanto, já existe planejando para oferecer o aplicativo para outros países em 2020.

A empresa está claramente confiante de que o Viewpoints será muito bem aceito pelos usuários. Isso é meio óbvio visto que a coleta de dados já acontece hoje, e não recebemos nada por isso, ter um aplicativo para receber por pesquisas respondidas é o que, no meu entendimento, deveria existir desde sempre!