O Facebook começou a liberar o recurso de apagar mensagens no Messenger para alguns países. A ferramenta pode ser usada nas versões móveis do mensageiro para Android e iOS.

Segundo o TechCrunch, o recurso está disponível na Bolívia, Colômbia, Lituânia e Polônia. Porém, o Facebook destaca que mais países devem rever a novidade "assim que possível".

Semelhante ao que já conhecemos no WhatsApp, os usuários do Facebook Messenger podem apagar mensagens nos grupos e também em chats individuais. Vale mencionar que até imagens podem ser apagadas.

"Os profissionais são que os usuários querem estar no controle. . . e se você cometer um erro, você pode corrigi-lo. Há muitos casos de uso legítimos por aí que queríamos ativar ", disse o chefe do Messenger, ao TechCrunch.

Facebook começa a liberar recurso de apagar mensagens no Messenger.
Facebook começa a liberar recurso de apagar mensagens no Messenger.

"Precisamos ter certeza de que não abrimos novos espaços para o bullying. Precisamos ter certeza de que as pessoas não estão lhe enviando mensagens ruins e, em seguida, removendo-as porque, se você as denunciar e as mensagens não estiverem lá, não poderemos fazer nada", disse ainda o executivo.

Agora, os usuários podem remover qualquer tipo de conteúdo, incluindo mensagens, textos, bate-papo em grupo, fotos, vídeos, links, e muito mais, tudo isso em até 10 minutos após o envio.

Também é possível excluir qualquer mensagem somente apenas no seu lado da conversa, porém, somente as mensagens enviadas pelo próprio usuário podem ser removidas.

Para usar o recurso é bastante simples, é necessário tocar e segurar em uma mensagem que foi enviada, e após, selecionar "Remover". O usuário terá as opções "Remover para todos", que irá excluir a mensagem de todos os envolvidos, ou "Remover para você".

O usuário irá receber um aviso que diz: "Você removerá permanentemente esta mensagem para todos os membros do bate-papo. Eles podem ver que você removeu uma mensagem e ainda a denunciou. "

Segundo Chudnovsky, existe uma razão para o limite de 10 minutos.  "Analisamos como funciona a funcionalidade de exclusão existente. Acontece que quando as pessoas estão excluindo mensagens porque é um erro ou enviaram algo que não queriam enviar, é menos de um minuto. Decidimos estendê-lo para 10, mas decidimos que não precisávamos fazer mais ".

Não sabemos quando a novidade será disponibilizada no Brasil.

Fonte: TechCrunch