Nesta segunda-feira (22), Brendan Iribe, co-fundador e ex-CEO da Oculus, anunciou que está deixando o Facebook.

Iribe optou por deixar a companhia após alguns abalos internos no que diz respeito a realidade virtual da empresa que teve o cancelamento da próxima geração do headset de realidade virtual "Rift 2" para PC. Iribe a equipe do Facebook tinham "visões fundamentalmente diferentes sobre o futuro da Oculus que se aprofundaram ao longo do tempo".

Mais uma baixa: Co-fundador do Oculus deixa Facebook.
Mais uma baixa: Co-fundador do Oculus deixa Facebook.

Iribe anunciou a sua saída em um post no Facebook:

"Tanta coisa aconteceu desde o dia em que fundamos Oculus em julho de 2012. Nunca imaginei o quanto conseguiríamos e até onde iríamos. E agora, depois de seis anos incríveis, estou seguindo em frente.

Estou profundamente orgulhoso e grato por tudo que fizemos juntos. Reunimos uma das maiores equipes de pesquisa e engenharia da história, entregamos o primeiro passo da verdadeira presença virtual com o Oculus Rift e o Touch, e inspiramos uma indústria totalmente nova. Nós começamos uma revolução que vai mudar o mundo de maneiras que nem podemos imaginar.

No entanto, até onde chegamos, a jornada apenas começou. Michael Abrash está certo: "Estes são os bons velhos tempos". Agora é quando somos pioneiros na fundação da próxima grande plataforma de computação e mídia - este é o nosso momento de levar adiante o estado-da-arte para cima e para cima. Cada parte do VR e AR precisa melhorar, especialmente a tecnologia de hardware e núcleo, e a Oculus tem a melhor equipe do mundo para fazer isso. Embora ainda estejamos longe de entregar os óculos inteligentes mágicos com os quais todos sonhamos, agora eles estão quase ao nosso alcance.

Trabalhar ao lado de tantas pessoas talentosas na Oculus e no Facebook tem sido a experiência mais transformadora da minha carreira. Temos um ditado quando alguém elogia ou agradece - "esforço de equipe". O sucesso do Oculus só foi possível devido a um esforço de equipe tão extraordinário. Eu gostaria de agradecer sinceramente a todos que fizeram parte desta incrível jornada, especialmente Mark por acreditar nessa equipe e no futuro da VR e AR.

Quanto a mim, esta será a primeira oportunidade real que recebi ao longo de 20 anos. É hora de recarregar, refletir e ser criativo. Estou animado para o próximo capítulo."

Ao TechCrunch, um porta voz do Facebook disse que o PC VR integra o futuro roteiro de produtos da empresa e que muito do que a equipe de Iribe vem trabalhando será manifestado em produtos.

Vale mencionar que o Facebook, ao longo dos tempos, vem enfrentando uma série de saídas de nomes importantes. Recentemente,  Kevin Systrom e Mike Krieger, co-fundadores do Instagram, anunciaram seus planos de deixar a empresa. Jam Koum, co-fundador do WhatsApp, deixou o Facebook no início do ano.

Fonte: TechCrunch