O Facebook lançou no Brasil nesta segunda-feira (22) o Marketplace, um lugar onde os usuários da rede social poderão anunciar e comprar produtos a partir de uma nova ferramenta dentro do aplicativo.

Apesar da rede social já apresentar recursos dentro de grupos direcionados a compra e venda de produtos, o novo campo foi criado para tornar o processo mais fácil. A diferença entre eles é que o Marketplace permitirá que os usuários visualizem os anúncios de pessoas que estão próximas a eles, caso autorizem o acesso a sua localização pelo GPS de seu smartphone.

Recurso Marketplace
Recurso Marketplace

Para utilizar o novo recurso, os usuários precisam negociar os produtos via Messenger e o pagamento fica a critério dos negociadores, ele não possui uma opção de mediação de pagamento como outras plataformas. 

Se quiser anunciar, é só tirar fotos do produto que deseja colocar à venda, criar uma descrição e anunciar. Além do filtro por localização, o Marketplace possui um campo de buscas caso você esteja atrás de algo específico.

O Facebook não cobrará pelo intermédio feito entre comprador e vendedor, e entra para a lista de concorrentes diretos de aplicativos como o da OLX.

O ícone do Marketplace, localizado na barra inferior ao lado das notificações, ainda não está disponível para todos os usuários da rede social mas, em breve, todos terão acesso ao novo recurso.