O Oscar (The Academy Awards ou The Oscars, em inglês) surgiu na indústria do cinema em 1929 e até hoje é a principal premiação da categoria no mundo. Todos anos, dezenas de filmes, diretores e atores participam do evento milionário que atrai milhões de espectadores anualmente. Os vencedores de cada categoria são determinados por meio de uma votação. Neste artigo, veja como isso funciona, além de algumas curiosidades do Oscar.

Como surgiu o Oscar?

Louis B. Mayer, um dos executivos da MGM e idealizador do Oscar (Foto: Reprodução)
Louis B. Mayer, um dos executivos da MGM e idealizador do Oscar (Foto: Reprodução)

O Oscar foi fundado oficialmente em 11 de maio de 1927, sendo uma ideia proposta por Louis B. Mayer, um importante executivo da MGM. O primeiro presidente foi Douglas Fairbanks, um renomado ator daquela época. Nessa époica, a indústria cinematográfica nos Estados Unidos estavam em plena expansão, por isso líderes influentes do mercado decidiram unir esforços para criar uma organização encarregada de gerenciar a reputação de Hollywood, o epicentro da produção cinematográfica.

Assim, foi estabelecida a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, conhecida como AMPAS, sigla em inglês. Os membros da AMPAS decidiram que era necessário criar uma cerimônia de premiação para reconhecer os melhores filmes produzidos a cada ano. Foi assim que, em 1927, surgiu a ideia que resultou no Oscar, a cerimônia de premiação cinematográfica mais famosa e prestigiada do mundo.

Quando foi realizada a primeira premiação do Oscar?

Primeira cerimônia do Oscar, realizada em 1929 (Foto: Reprodução)
Primeira cerimônia do Oscar, realizada em 1929 (Foto: Reprodução)

A primeira celebração organizada pela AMPAS aconteceu em 16 de maio de 1929, honrando os melhores filmes de 1927 e 1928. Nessa festa estiveram presentes 270 pessoas, que já tinham conhecimento dos vencedores antecipadamente e precisaram pagar 5 dólares para participar do evento. Desde então, o Oscar evoluiu para se tornar um evento super grandioso, assistido por milhões de pessoas ao redor do mundo.

Como funciona a votação do Oscar?

A seleção dos indicados e dos vencedores em todas as categorias do Oscar é feita através de votação entre os membros da Academia. Atualmente, estima-se que a Academia tenha mais de 10 mil membros, e cerca de 9500 deles têm o direito de votar para decidir os vencedores das categorias do Oscar.

O convite para a Academia é estendido a jornalistas especializados e profissionais da indústria cinematográfica que recebem a recomendação de pelo menos dois membros da Academia na mesma área de atuação e que já foram premiados em edições anteriores do Oscar.

É importante notar que a maioria das categorias só pode ser votada por pessoas com conhecimento técnico para avaliar os filmes concorrentes. Assim, apenas duas categorias são abertas ao voto de todos os membros: Melhor Filme e Melhor Filme Internacional.

Depois que as votações são concluídas e os resultados dos vencedores são determinados, todas as informações são mantidas em absoluto sigilo. No dia da cerimônia, são tomadas medidas de segurança, como a escolta policial dos envelopes com os nomes dos vencedores.

Quais filmes brasileiros já participaram do Oscar?

O Brasil já teve algumas indicações ao Oscar, mas nunca venceu na categoria de Melhor Filme. Até existe uma contradição nessa história, já que "Orfeu Negro", de 1959, venceu a categoria de Melhor Filme Estrangeiro no Oscar de 1960. No entanto, apesar de ter atores brasileiros e ser gravado no Brasil, o filme foi classificado como francês, já que o filme foi produzido pelo diretor francês Marcel Camus.

O filme Central do Brasil foi indicador ao Oscar de Melhor Atriz graças a atuação da atriz Fernanda Montenegro (Foto: Reprodução)
O filme "Central do Brasil" foi indicador ao Oscar de Melhor Atriz graças a atuação da atriz Fernanda Montenegro (Foto: Reprodução)

Ao longo da história, esses são os filmes brasileiros que receberam indicações ao Oscar:

  1. "O Pagador de Promessas" (1962): Dirigido por Anselmo Duarte, este filme foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. É notável por ser o único filme brasileiro que já conquistou a Palma de Ouro no Festival de Cannes.
  2. "O Quatrilho" (1995): Dirigido por Fábio Barreto, foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. A história se passa na comunidade ítalo-brasileira no sul do Brasil.
  3. "O Beijo da Mulher-Aranha" (1985): Dirigido por Hector Babenco, este filme foi indicado em quatro categorias, incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator (William Hurt) e Melhor Ator Coadjuvante (Raul Julia).
  4. "Central do Brasil" (1998): Dirigido por Walter Salles, este filme foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Além disso, a atriz Fernanda Montenegro foi indicada na categoria de Melhor Atriz.
  5. "Cidade de Deus" (2002): Dirigido por Fernando Meirelles, este filme foi indicado a quatro categorias: Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Edição e Melhor Fotografia.
  6. "O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias" (2006): Dirigido por Cao Hamburger, foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.
  7. "Hoje Eu Quero Voltar Sozinho" (2014): Embora não tenha sido indicado ao Oscar, este filme de Daniel Ribeiro recebeu uma indicação ao prêmio da Academia na categoria de Melhor Curta-Metragem em Live Action.
  8. "Democracia em Vertigem" (2019): Dirigido por Petra Costa, este documentário foi indicado ao Oscar na categoria de Melhor Documentário em Longa-Metragem. O filme aborda a história política recente do Brasil.

Últimos vencedores do Oscar na categoria Melhor Filme

Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo, o Melhor Filme do Oscar 2023 (Foto: Reprodução)
"Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo", o Melhor Filme do Oscar 2023 (Foto: Reprodução)

A principal categoria de premiação dentro do Oscar é a de Melhor Filme do ano. Nos últimos dez anos, esses foram os vencedores:

Ano Filme
2013 Argo
2014 12 Anos de Escravidão (12 Years a Slave)
2015 Birdman
2016 Spotlight
2017 Moonlight
2018 A Forma da Água (The Shape of Water)
2019 Green Book
2020 Parasita (Gisaenhchung)
2021 Nomadland
2022 Coda
2023 Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo (Everything Everywhere All at Once)

Quando será realizada a cerimônia do Oscar 2024?

A cerimônia de premiação do Oscar está marcada para 10 de março em Los Angeles, com a apresentação de Jimmy Kimmel e a colaboração de diversos membros da Academia. "Oppenheimer" de Christopher Nolan, "Barbie" de Greta Gerwig e "Assassinos da Lua das Flores" de Martin Scorsese estão entre os destaques. Neste ano, não temos nenhum representante do Brasil.

Veja a lista de indicados a Melhor Filme para o Oscar 2024;

Melhor filme

  • Oppenheimer
  • American Fiction
  • Anatomia de uma queda
  • Barbie
  • Os Rejeitados
  • Assassinos da Lua das Flores
  • Maestro
  • Vidas Passadas
  • Pobres Criaturas
  • Zona de interesse

Veja a lista completa dos indicados ao Oscar de 2024 em todas as categorias. Você também pode ver a lista completa de todos os filmes que já venceram a categoria de Melhor Filme em toda a história do Oscar.