Edward Snowden se tornou conhecido no mundo todo após vazar detalhes sobre o programa secreto de vigilância do governo dos Estados Unidos. Atualmente ele se encontra exilado na Rússia.

A novidade da vez não é nenhum dado novo sendo exposto na mídia, mas sim um aplicativo de código aberto chamado Haven que promete transformar qualquer aparelho Android em sistema completo de segurança.

Edward Snowden lança app destinado para segurança de smartphones.
Edward Snowden lança app destinado para segurança de smartphones.

O app em questão foi desenvolvido para utilizar todos os sensores presentes em smartphones como as câmeras, microfones, sensores de luminosidade, ecelerômetro, entre outros. Deste modo, o aplicativo pode registrar fotos, vídeos e arquivos de áudio sempre que qualquer atividade considerada suspeita for detectada.

"Haven é para pessoas que precisam de uma maneira de proteger seus espaços e bens pessoais sem comprometer sua própria privacidade. Projetamos o Haven para jornalistas investigativos, defensores de direitos humanos e pessoas em risco de desaparecimento forçado para criar um novo tipo de imunidade. Haven é um projeto de código aberto altamente personalizável. Mas, como mencionado anteriormente, Snowden já embalou toneladas de recursos para ele. Pode acessar logs de atividades de forma remota e pode ser configurado para encaminhar informações detectadas para um dispositivo remoto via SMS, Gmail, WhatsApp etc."

Todo o conteúdo fica armazenado no próprio dispositivo para que o usuário possa consultar em outro momento através de um login que é disponibilizado no momento em que é feito o cadastro.

Aos interessados, o Haven já está disponível para download na Play Store.