O telescópio James Webb está dando o que falar. Nesta semana, a NASA divulgou as primeiras imagens captadas pelo novo equipamento e que nos mostram o Universo de uma forma jamais vista . Mas além do incrível sucesso, o sucessor do telescópio Hubble tem chamado a atenção por outro motivo. Apoiadores da causa LGBTQ+ estão pressionando a NASA a mudar o nome do JWST. O motivo: homofobia.

Quem foi James Webb?

Acontece que o homenageado da vez é James Edwin Webb, militar e congressista norte-americano que também serviu como diretor de administração da NASA durante os anos 60. Nessa época, seu nome esteve ligado às diversas missões Apollo nos anos 60, mas deixou o cargo antes dos astronautas Neil Armstrong e Buzz Aldrin desembarcarem na Lua em 1969.

James Edwin Webb atuou como diretor de administração da NASA durante os anos 60

Mas além disso, Webb também esteve ligado a diversas polêmicas do governo dos Estados Unidos, sendo um dos responsáveis por aplicar políticas que censuravam a comunidade LGBTQ+ nos anos 50, quando foi secretário do Estado. Foi durante a Guerra Fria que Webb criou um movimento discriminatório conhecido como "O Susto de Lavanda" ("Lavender Scare") que levou à demissão de vários homossexuais.

Quando esteve como diretor da NASA, James Webb chegou a demitir o empregado Clifford Norton, em 1963, por suspeitar de sua hoomossexualidade. O caso chegou a ir à Justiça e Norton venceu por exoneração indevida.

Campanha #RenameJWST

Por conta de toda a polêmica, diversos cientistas e astrônomos têm se colocado contra a NASA por usar o nome de James Webb no novo telescópio espacial.

Muitos astrônomos estão muito descontentes que o observatório seja batizado por conta dele. É difícil querer usar um instrumento usando o nome de alguém que quer negar sua própria existência"

Phil Plait
Astrônomo norte-americano

Como resultado, os apoiadores da causa criaram uma petição para que mudassem o nome do telescópio. Até outubro do ano passado, a petição conseguiu coletar cerca de 1.700 assinaturas, mas não obteve nenhum resultado. Depois da divulgação das primeiras imagens, os apoiadores conseguiram subir a hashtag #RenameJWST no Twitter, que em tradução livre, pede um novo nome para o telescópio sucesso do Hubble.

NASA não pretende mudar o nome

Até o momento, a NASA não se proncunciou formalmente sobre a campanha que movimenta as redes sociais. Entretanto, Bill Nelson, atual diretor da de administração da NASA, disse em setembro do ano passado que a agência não pretendia rebatizar o observatório espacial por "falta de evidências", embora não tenha revelado detalhes sobre sua investigação.

Em março deste ano, a revista Nature publicou 400 páginas de documentos da NASA adquiridas através da FOIA, um tipo de lei de acesso à informação dos EUA, explicando que a agência teve a opção de escolha em modificar a política praticada por James Webb;

A NASA decidiu que a remoção de empregados homossexuais seria a sua política. Eles tiveram a possibilidade de escolher durante a administração de Webb para decidir ou modificar esta política."