Fenômenos naturais extremos certamente possuem um grande potencial para causar estragos em cidades, principalmente ao atingir a rede elétrica, deixando casas e prédios sem energia. Entretanto, além de destruição, eles podem causar elevações ou quedas consideráveis na temperatura, além de afetar usinas elétricas de matrizes renováveis, que dependem de vento, chuva e sol. Pensando nesta situação, pesquisadores vêm trabalhando no desenvolvimento de maneiras para realizar previsões do tempo para longos períodos na tentativa de antecipar ações.

Um artigo publicado na AMS (American Meteorological Society) que descreve sobre os últimos avanços no desenvolvimento de previsões do tempo estendidas sugere que já é possível prever ondas de frio intensas com até duas semanas de antecedência, por exemplo. Com essa informação adiantada, é possível se preparar para que não falte energia para as cidades, permitindo que se realizem ajustes na produção e nas diversas formas de geração que há na região. A pesquisadora de pós-doutorado da Universidade de Bristol, Hannah Bloomfield, diz:

Os métodos científicos começaram a existir nos últimos anos, onde essas previsões podem realmente ser úteis. Isso será bastante útil do ponto de vista do planejamento, com as pessoas pensando em sistemas de energia.

Hannah complementa dizendo:

Em meio ao retrocesso no clima, o esforço de energias renováveis ​​agora deve ser triplicado.

Benefícios de previsões com semanas de antecedência

A rede elétrica de diversas cidades pode se beneficiar muito de previsões do tempo com semanas de antecedência para, por exemplo, informar sobre ondas de calor, ondas de frio, ciclones tropicais, entre outros fenômenos severos. Com um aviso prévio o suficiente do sistema de previsão, é possível se preparar melhor para condições climáticas extremas, tomando ações de forma antecipada como, por exemplo, fazer campanhas de racionamento de energia, planejar uma maior ou menor produção de energia renovável, entre outras. Isso colabora não só para se preparar melhor para estes momentos difíceis como também evita o aumento no preço da energia.

Como é possível "adivinhar" o clima a longo prazo?

Para que seja possível realizar previsões capazes de "adivinhar" o clima a longo prazo, cientistas estão focando em processos mais lentos como, por exemplo, a temperatura dos oceanos, que costumam variar um pouco a cada dia, mas podem mudar consideravelmente ao longo de uma estação. O cientista de clima da Universidade de Reading, diz:

Os modelos estão incluindo mais desses processos que dão previsibilidade de longo alcance, o que requer mais potência do computador. Há também o fato de que estamos melhorando a modelagem das interações entre esses outros processos e a atmosfera.

Em 2020, cientistas do Centro Internacional de Pesquisa Climática e Ambiental em Oslo em parceria com os pesquisadores do Centro de Supercomputação de Barcelona publicaram um artigo informando sobre o grande potencial que diversas empresas de energia renovável poderiam obter ao utilizar previsões de longo prazo.

Melhores previsões podem ajudar os produtores de energia renovável a planejar sua produção e redução com maior precisão e em prazos mais longos, levando a um melhor desempenho", escreveram eles. "Isso, por sua vez, tornaria os negócios de energia renovável mais competitivos, atraindo mais investimentos e facilitando uma transição mais suave para uma economia de baixo carbono.

Previsões que tentam adiantar fenômenos climáticos com prazo de meses

Há previsões que tentam descobrir como o clima irá se comportar nos próximos meses. Entretanto, os resultados são limitados. O professor de gestão ambiental da Universidade Johns Hopkins, Benjamin Hobbs, diz:

Por vários meses, é difícil fazer melhor para previsões eólicas e solares do que basicamente usar médias climáticas.

Recentemente, pesquisas analisaram fenômenos climáticos lentos e em larga escala na tentativa de aumentar a produção de energia renovável. Um estudo de 2020 descobriu que aqueles que trabalham com energia eólica, devem consultar uma previsão sazonal ao invés de analisar o clima como um padrão anual. O cientista do Laboratório de Meteorologia Dinâmica na França, Riwal Plougonven, diz:

O ponto principal é, de fato, que há algumas informações potencialmente úteis nas previsões subsazonais para as sazonais.

Entretanto, Riwal complementa dizendo que:

Extrair as informações úteis para o setor de energia, de uma forma que seja útil e fácil de usar para as partes interessadas, ainda requer algum trabalho.

Por que a previsão meteorológica a longo prazo é tão importante para a produção de energia renovável?

De acordo com especialistas, prever o vento e a luminosidade a longo prazo, poderá ajudar a decidir onde é melhor construir parques eólicos, painéis solares e linhas de transmissão para fornecer um fluxo de energia constante.

O que achou de saber desta evolução que está havendo nas previsões meteorológicas e seu grande potêncial para aprimorar a produção de energia renovável? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!

Fonte: washingtonpost