A Blue Origin realiza hoje (30) a quarta missão tripulada suborbital. O foguete New Shepard vai decolar do Local de Lançamento 1 da empresa de Jeff Bezos, no Texas. O objetivo da missão é realizar um voo até a baixa órbita da Terra e pousar verticalmente logo em seguida, com a cápsula da tripulação descendo independentemente com paraquedas. O lançamento ocorre nesta quinta-feira por volta das 10h30 (horário de Brasília).

Blue Origin realiza o 4º voo espacial tripulado

Entre os passageiros, estarão presentes um amigo convidado pelo próprio Jeff Bezos, mais cinco clientes pagantes. Respectivamente, seus nomes são Gary Lai, Marty Allen, o casal Sharon Hagle e Marc Hagle, Jim Kitchen e George Nield, além de um funcionário da Blue Origin que ocupará o assento deixado pelo comediante Pete Davidson, mas que não teve seu nome revelado.

O voo, caracterizado como curto, deve durar cerca de 10 minutos. O plano é que o foguete decole e logo depois retorne para o solo na posição vertical que, com ajuda dos seus propulsores, controlará a velocidade até chegar ao contato com o solo. A cápsula onde estão os tripulantes, por sua vez, se soltará do foguete durante esse processo e deve retornar ao solo com a ajuda de um paraquedas em algum lugar um pouco mais distante do local do lançamento, porém no mesmo deserto do Texas.

Acompanhe o lançamento ao vivo abaixo:

Resumo do lançamento

📢 [10h30] O lançamento estava previsto para ás 10h32. Entretanto, a contagem regressiva de lançamento parou quando faltava cerca de 10 minutos para o lançamento. Até o momento, a Blue Origin não especificou o motivo do atraso.

📢 [10h46] A contagem regressiva foi recomeçada.

📢 [10h54] A contagem regressiva foi pausada novamente, faltando pouco mais de 3 minutos para o lançamento.

📢 [10h56] A contagem regressiva foi recomeçada novamente.

📢 [10h58] A contagem foi pausada novamente por poucos intantes por volta de 1 minuto para o lançamento. Faltam menos de 30 segundos.

📢 [10h59] O foguete decolou.

📢 [11h02] O New Shepard alcançou a linha de Kárman e começa a sua descida. A cápsula se solta e também começa a retornar a Terra.

A cápsula se solta do foguete (Crédito: Blue Origin/Reprodução)
A cápsula se solta do foguete (Crédito: Blue Origin/Reprodução)

📢 [11h02] Nesse momento, os tripulantes se soltaram dos seus cintos e estão "brincando" com a gravidade zero, enquanto a cápsula se solta retorna ao solo.

📢 [11h05] O foguete New Shepard aciona os propulsores.

Propulsores ativados e prestes a tocar o solo. (Crédito: Blue Origin/Reprodução)
Propulsores ativados e prestes a tocar o solo. (Crédito: Blue Origin/Reprodução)

📢 [11h06] O foguete New Shepard pousa com sucesso e... exatamente no local do lançamento.

📢 [11h08] A cápsula aciona os paraquedas e está bem próximo do solo.

Já bem próxima do solo, a cápsula aciona os paraquedas. (Crédito: Blue Origin/Reprodução)
Já bem próxima do solo, a cápsula aciona os paraquedas. (Crédito: Blue Origin/Reprodução)

📢 [11h09] A cápsula pousa com sucesso e levanta muita poeira.

A cápsula pousa. (Crédito: Blue Origin/Reprodução)
A cápsula pousa. (Crédito: Blue Origin/Reprodução)

📢 [11h09] A missão é concluída.