Hoje a NASA lançou uma grande missão, a Mars 2020. Trata-se de um foguete que levará o rover Perseverance, o sucessor do Curiosity, até Marte. Estes veículos estão equipados com diversos sensores para buscar por evidências de vida microbiana no planeta vermelho.

Mars 2020 foi lançado no Cape Canaveral, Florida, às 8:50. O rover Perseverance foi acoplado no topo do foguete Atlas V da United Launch Alliance (ULA). A decolagem foi um sucesso e levará o veículo de exploração até Marte com a previsão de chegada para o dia 18 de fevereiro de 2021.

O local de pouso planejado para esta missão gerenciada pela NASA será a cratera Jezero, local do planeta onde já foi um lago há muitos anos atrás e que hoje é seco e frio. Esta região de Marte foi escolhida justamente por ser uma área com chance maior de haver alguma evidência de vida microbiológica.

A princípio, os pesquisadores não esperam encontrar alguma forma de vida em Marte, mas sim evidências de condições e materiais necessários para que a vida fosse possível.

O novo rover é movido a energia nuclear, possui sensores ambientais, câmeras e outros instrumentos para ajudar a localizar evidências de vida no passado. Uma novidade que o veículo possui, comparado ao que já está no planeta, são microfones para gravar sons de Marte. Outro equipamento interessante que Perseverance carrega, é um drone chamado Mars Ingenuity.

Confira abaixo uma imagem do lançamento da missão Mars 2020 com o foguete Atlas V:

NASA lança com sucesso sua missão Mars 2020

O que achou da missão norte americana de exploração em Marte? Você acredita que no ano que vem serão realizadas descobertas interessantes sobre o planeta vermelho? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!