Jackson Oswalt, 14 anos, nunca foi adepto às redes sociais e também aos videogames. A sua maior diversão sempre foi fazer pesquisas no Google sobre o seu tema preferido: energia nuclear. Quando tinha 12 anos, ele decidiu montar um laboratório nuclear em casa e, com ajuda dos pais, adquiriu todo o equipamento.

O custo da compra dos equipamentos ficou em torno de US$ 10 mil. Por não conseguir encontrar tudo que necessitava, boa parte do equipamento precisou ser adaptada. O laboratório foi criando forma na sala de jogos na casa dos pais.

Americano de 12 anos cria laboratório nuclear em casa.
Americano de 12 anos cria laboratório nuclear em casa.

Assim, após ter toda a estrutura montada, ele foi capaz de usar 50.000 volts de eletricidade para conseguir aquecer o gás deutério (hidrogênio pesado) e fundir os núcleos para poder liberar energia.

Prestes a completar 13 anos, em janeiro de 2018, o garoto conseguiu realizar uma reação nuclear bem-sucedida. O sucesso da experiência acabou sendo publicado no fórum de cientistas amadores OpenSource Fusor Research Consortium.

"Muita gente ficará surpresa por eu dizer que consegui a fusão", escreveu Oswalt.  "Não publiquei meus resultados imediatamente porque queria ter certeza de que tinha alcançado a reação nuclear. Mas, depois de realizar alguns testes, tenho confiança para compartilhar os meus resultados", disse.

O portal Science Alert esclarece que tais experimentos não costumam ser reaproveitados como uma bomba, por exemplo. Uma das inspirações do adolescente para desenvolver o seu próprio laboratório foi Taylor Wilson, de Arkansas, que havia conseguido realizar uma fusão nuclear em 2008 na garagem de seus pais.

"No começo, só queria entender como ele e outras pessoas tinham construídos seus reatores", disse o estudante à Fox News. "Mas logo depois comecei a ir atrás das peças, e modificá-las para conseguir o que queria."

Richard Hull, de 72 anos, um dos administradores do site Fusor.net, foi até a casa do menino. "Precisávamos ter certeza de que ele realmente havia feito o que disse." Hoje, ele tem certeza de que Oswalt é a pessoa mais jovem dos Estados Unidos  — e talvez do mundo —  a conseguir a fusão.

Fonte: Galileu