Campus Party Brasil 2019 amplia a oferta de conteúdo e reforça o elo com as comunidades

Em parceria com o MCTIC, evento arrecadou mais de 20 toneladas de resíduos eletrônicos, que serão doados a pontos de Inclusão Digital, como bibliotecas, escolas públicas e telecentros.

Por Campus Party Pular para comentários

A décima segunda edição da Campus Party Brasil, maior imersão tecnológica em Internet das Coisas, Blockchain, Cultura Maker, Educação e Empreendedorismo do mundo, chegou ao final, depois de mais de mil horas de atividades, onde estiveram presentes doze mil campuseiros, sendo 8 mil acampados, e mais de 130 mil pessoas presentes na Open Campus, o espaço gratuito do evento, nos seus cinco dias de funcionamento.

Realizada pela primeira vez no Expo Center Norte, a #CPBR12 contou com mais de 900 palestrantes, oito palcos - Feel The Future, Makers, Coders, Entertainment/Games, Creativity, Entrepreneurship, STEAM (do inglês, Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) e Startups; duas Academias - Gamers e Creators; e oito espaços para workshops - BlockChain, IoT, VisaGeek, PodCast, Big Data & Machine Learning, DevOps, Biohacking/Cyborg e Virtual Reality & Augmented Reality. Além disso, grandes referências de diversas áreas de conhecimento se apresentaram no evento: Ivair Gontijo, Poppy Crum, Ricardo Cappra, Joana Félix, Jake Yocom-Piatt, Jovem Nerd, Chris Moriarity, Bia Granja, Matt Pat, Frank Karlitscheck, Uri Levine, Mauricio de Sousa, Venkat Subramaniam, entre outros.

Foram 8 mil acampados.Foram 8 mil acampados.

Já os visitantes da Open Campus, área aberta e gratuita que funcionou entre 13 e 15 de fevereiro, puderam ter acesso a uma série de atividades, como palestras com foco na Educação do Futuro, projetos culturais ligados à área de tecnologia e robótica, interação com diversos simuladores de realidade virtual, atrações na Arena de Drones e  vibrantes partidas na Arena Gamer, além de conhecer protótipos de trabalhos acadêmicos e startups com ideias inovadoras. Uma das principais novidades desse ano, a Campus Music, espaço destinado a apresentações de bandas formadas pelos próprios campuseiros, emocionou o público e acabou consagrando como performance vencedora a do Codinome Winchester, grupo que se apresentou no palco principal na cerimônia de encerramento.

Tonico Novaes, diretor da MCI Brasil e responsável pela Campus Party Brasil, explicou "Neste ano, nossa proposta principal foi oferecer ao campuseiro a oportunidade de absorver e colocar em prática todo o conhecimento adquirido. Construímos esse evento em parceria com o público, que nos ajudou a pensar em nomes e atrações que contemplassem os mais diversos gostos e interesses. Saímos imensamente satisfeitos por termos conseguido ser uma plataforma de compartilhamento de ideias e de formação e consolidação de comunidades que, certamente, ajudarão a repensar e moldar o nosso futuro enquanto sociedade. Acreditamos que a Campus Party não termina no fechamento dos portões, ao contrário, ela ganha o mundo".

Edição Sustentável

A campanha criada pela Campus Party, em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e Comunicações (MCTIC), culminou na arrecadação de mais de 20 toneladas de resíduos eletrônicos, tais como monitores, CPUs, impressoras, teclados, aparelhos celulares e de ar condicionado, caixas de som, notebooks e outros acessórios de informática.

Todos os resíduos arrecadados serão levados para os Centros de Recondicionamento de Computadores do MCTIC e, posteriormente, doados a pontos de inclusão digital, como bibliotecas, escolas públicas e telecentros espalhados em todo o território nacional.

Campus Summit

Outro destaque da #CPBR12 foi o Campus Summit, espaço que permitiu, pela primeira vez, a troca de informações e conhecimentos entre executivos e os campuseiros. O espaço abrigou dois eventos diferentes: a 7ª edição do LatinAmerica Meetings & Events Conference (LAMEC), cujo tema foi "Humano como sempre, tecnológico como nunca", e o Cybersec e LGDP, com foco na experiência de empresas, empreendedores e cientistas.


O diretor de inovação da MCI e da Campus Party Brasil, Ney Neto, comentou "A experiência de reunir profissionais do mercado e jovens que buscam  seu espaço para debater e trocar experiências em áreas do conhecimento como Open Innovation, Cyber Security, Data Protection and Privacy, Blockchain e Artificial Intelligence foi bastante enriquecedora e, certamente, resultará em ganhos para todos".

Campus Jobs

Esse novo espaço ofereceu ao público presente na área Open palestras e outras atividades relacionadas à formação profissional, além da possibilidade de participar de processos seletivos que resultaram, inclusive, em contratação efetiva. "Nosso objetivo foi o de oferecer subsídios para orientar a carreira, não apenas daqueles que já alimentam o desejo de empreender na área de inovação, mas principalmente daqueles que buscam se desenvolver", conta Barbara Duran, diretora de RH da MCI.

Educação para o Futuro

Debater os novos caminhos da educação e construir com todos uma nova forma de se olhar para a formação das crianças e adolescentes. Essa é a premissa do espaço Educação para o Futuro, uma das áreas mais visitadas na Open Campus. O projeto, que conta com a parceria da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa, que representa o Laboratório Lifelong Kindergarten do MIT Media Lab no Brasil, contou com uma arena com palestras e oficinas de pesquisadores e educadores, além da exposição de equipamentos de experiência científica, em parceria com o Museu Catavento. Já o espaço RobotiCampus, em parceria com o Centro Paula Souza, abrigou modalidades de competição robótica e workshops. Na área Maker, aconteceram oficinas de Franzininho, Arduíno, e também o primeiro encontro da Rede FabLab Brasil. 

Pela primeira vez na Campus Party, o F1 in School, projeto educacional que reúne atividades de aprendizagem ativa e empreendedorismo no ambiente da Fórmula 1, sucesso pelo mundo há 15 anos, e operado no Brasil pela Associação Projetando o Futuro.

eSports

A #CPBR12 sediou a primeira etapa de sua liga amadora de eSports.A #CPBR12 sediou a primeira etapa de sua liga amadora de eSports.

A #CPBR12 sediou a primeira etapa de sua liga amadora de eSports. As competições terão etapas regionais, com a final nacional no início do próximo ano na #CPBR13. O vencedor da final nacional é classificado automaticamente para disputar a final mundial da liga amadora numa Campus Party internacional. 

1º Fórum Brasileiro de Empreendedorismo Social e Periférico

Através de workshops, palestras e rodas de conversa, o Fórum apresentou iniciativas reais e de sucesso que acontecem no Brasil e no mundo, a partir de cinco grandes pilares: Empreendedorismo Popular, Potenciais Periféricos, Tecnologias de Impacto, Inclusão Social e Diversidade.

Os participantes participaram da elaboração coletiva de um manifesto, que será entregue às autoridades. O documento final ratifica ?o vácuo de conhecimento e de formação no campo da educação, que não é preenchido desde o ensino básico até o superior?. Ainda segundo o manifesto, ?o empreendedorismo social precisa carregar dentro de si e de seus produtos e serviços seu caráter ativista e transformador, a fim de que o negócio impacte positivamente a sociedade e ajude a romper barreiras de preconceito e discriminação?.

"A criação de espaços como esse Fórum é importante para a promoção de um ?hub do bem?, que permita interações e troca de conhecimentos em torno da urgência do fomento ao empreendedorismo social e, consequentemente, o estímulo à produção de ações e iniciativas que despertem esperança nas periferias quanto à possibilidade de mudança de sua realidade e história", afirma Francesco Farruggia, presidente do Fórum e do Instituto Campus Party. 

Hackatons

The Big Hackathon - Promovido pela Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia de São Paulo, em parceria com o Instituto Campus Party, a competição tem como objetivo desenvolver soluções tecnológicas, bem como fomentar iniciativas inovadoras em prol da melhoria de políticas públicas para o bem-estar da sociedade. As equipes que mais pontuaram foram:

- Direitos Humanos - Equipe Agente Sofia

- Educação - Equipe EducaAção

- Finanças - Equipe Devs4Contracts

- Obras - Obra Code

- Saúde - Os seis três

Data4Good - Promovido pela Campus Party, em parceria com o Cappra Lab, e com apoio da UNICEF, a competição tem como objetivo desenvolver soluções tecnológicas, bem como fomentar iniciativas inovadoras na análise de dados e geração de informação de qualidade para a sociedade. As equipes premiadas foram:

Primeiro Lugar - Jarbes Educa

Segundo Lugar - Proficientes

Terceiro Lugar - Star 5

Startups e Projetos Universitários


Os visitantes do evento puderam conhecer 120 startups que participaram do programa Startup & Makers, cujo objetivo é impulsionar e capacitar jovens talentos e empreendedores. As startups Print Green 3D, Smart Capacete e Verifactse destacaram na categoria earlystage; e as startups Desquebre, Keepz e Cuboz se destacaram na categoria growthstage. Entre os 41 projetos universitários e acadêmicos apresentados no espaço Campus Future, os destaques foram: MinervaBotsPolimex e Ex Machina Prótese Mioelétrica.

Include

A #CPBR12 apresentou os resultados e próximos passos do Include, projeto promovido pelo Instituto Campus Party, que consiste na criação e montagem de laboratórios de robótica para aproximar jovens (menores de 18 anos) moradores de comunidades carentes da tecnologia. O objetivo é identificar talentos dentro de comunidades menos favorecidas do país, criar vias para que possam estudar em escolas especiais, encaminhá-los ao mercado de trabalho para que saiam com emprego após a participação no programa e, mais do que isso, prepará-los para que consigam levar soluções para a própria comunidade usando a tecnologia, sem depender da ajuda externa.

O Include nasceu na primeira edição da Campus Party Bahia em outubro de 2017 e teve sua primeira unidade inaugurada em Canudos. Ainda esse ano, devem ser inaugurados mais 100 laboratórios em 11 estados brasileiros.

Outro fator importante para o sucesso dessa edição da Campus Party teria sido a visita de autoridades e dezenas de comitivas que vieram de várias partes do país prestigiar o evento. Destaque para a presença do Ministro de Ciência, Tecnologia e Inovações e Comunicações (MCTIC), Marcos Pontes; o prefeito de São Paulo, Bruno Covas; o prefeito de Natal, Álvaro Costa Dias; o secretário de Inovação e Tecnologia da cidade de São Paulo, Daniel Annenberg; e o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal, Gilvan Máximo.

Próximas Edições

CPBR13

A Campus Party acaba de abrir um pacote especial de pré-venda para as edições de Brasília, que acontece no mês de junho, e para a edição nacional do ano que vem, a CPBR13, que ocorrerá em São Paulo.

Os ingressos com preços promocionais poderão ser adquiridos até o dia 28 de fevereiro na plataforma campuse.ro. O link para adquirir os ingressos para a edição nacional é -https://campuse.ro/events/campus-party-brasil-2020 - já os ingressos para a edição brasiliense poderão ser adquiridos em - https://campuse.ro/events/campus-party-brasilia-2019.

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Fernanda Beling
Fernanda Beling Administradora, apaixonada por tecnologia. Amante de livros, séries e filmes.
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