O governo federal abriu nesta segunda-feira (26) o agendamento para a instalação gratuita da nova parabólica digital em 108 municípios brasileiros. A ação faz parte do programa Brasil Antenado e deve beneficiar cerca de 222 mil famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único (CadÚnico). A iniciativa é coordenada pelo Ministério das Comunicações, em parceria com a Anatel, e tem como objetivo ampliar o acesso à TV aberta digital.
Quem pode receber a parabólica digital gratuita
O benefício é voltado exclusivamente para famílias que:
- Estão inscritas no CadÚnico
- Possuem televisão em casa, inclusive modelos mais antigos
- Moram em um dos municípios contemplados nesta fase do programa
O kit, que inclui a parabólica digital e a instalação completa, é 100% gratuito. Não há cobrança de taxa, visita ou equipamento.
O agendamento pode ser feito de duas formas pelo site oficial: brasilantenado.org.br ou pelo telefone 0800 729 2404, ligando ou também pelo WhatsApp. Após o cadastro, uma equipe técnica da Entidade Administradora da Faixa (EAF) entra em contato para marcar a data da instalação.
O que muda com a nova parabólica digital
A troca da parabólica tradicional pela versão digital garante melhorias na qualidade da imagem e som, mas também torna o sinal mais estável, sem chuviscos ou inferferências, além de dar acesso a mais de 100 canais.
Segundo o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, o programa garante o direito à informação e ao entretenimento para milhões de brasileiros. Já o presidente da Anatel, Carlos Baigorri, destaca que a iniciativa também contribui para o uso mais eficiente do espectro de telecomunicações no país.
Além da instalação das antenas, o Brasil Antenado também promove ações presenciais, como a Caravana Brasil Antenado que percorre os municípios participantes com orientações técnicas, demonstrações práticas e atendimento à população. Já o cinema itinerante usa espaços públicos para explicar, de forma simples e acessível, quem tem direito ao benefício e como fazer o agendamento.
Lista de municípios atendidos nesta fase
Nessa primeira fase, o programa contempla cidades em oito estados. Veja abaixo a lista completa:
Bahia (BA)
Abaíra; Baianópolis; Brejolândia; Caatiba; Campo Alegre de Lourdes; Carinhanha; Ibicoara; Ibitiara; Itambé; Jucuruçu; Jussiape; Macarani; Maiquinique; Mirangaba; Mucugê; Oliveira dos Brejinhos; Piatã; Pilão Arcado; Potiraguá; Vereda.
Espírito Santo (ES)
Água Doce do Norte; Mantenópolis.
Goiás (GO)
Alvorada do Norte; Amaralina; Aparecida do Rio Doce; Arenópolis; Barro Alto; Bonópolis; Buritinópolis; Campinaçu; Colinas do Sul; Davinópolis; Divinópolis de Goiás; Flores de Goiás; Guarani de Goiás; Guarinos; Iaciara; Mambaí; Monte Alegre de Goiás; São Domingos; Simolândia; Teresina de Goiás; Vila Boa.
Mato Grosso (MT)
Bom Jesus do Araguaia; Campinápolis; Colniza; Cotriguaçu; Figueirópolis D’Oeste; General Carneiro; Itanhangá; Nova Maringá; Nova Ubiratã; Novo Santo Antônio; Ponte Branca; Querência; Reserva do Cabaçal; Rondolândia; Salto do Céu; Santa Cruz do Xingu; Santa Rita do Trivelato; Santo Afonso; Santo Antônio do Leste; São Félix do Araguaia; São José do Xingu; Serra Nova Dourada; União do Sul.
Mato Grosso do Sul (MS)
Alcinópolis; Coronel Sapucaia; Figueirão; Paraíso das Águas.
Minas Gerais (MG)
Águas Vermelhas; Angelândia; Aricanduva; Cachoeira de Pajeú; Catuji; Chapada Gaúcha; Couto de Magalhães de Minas; Franciscópolis; Goiabeira; Grão Mogol; Indaiabira; Medina; Miravânia; Monte Formoso; Ninheira; Nova Belém; Novo Oriente de Minas; Padre Carvalho; Palmópolis; Ponto dos Volantes; Riacho dos Machados; Santa Cruz de Salinas; Santa Fé de Minas; Santa Rita de Jacutinga; Santa Rita do Itueto; São João das Missões; Serranópolis de Minas; Setubinha; Uruana de Minas; Vargem Grande do Rio Pardo.
Rio Grande do Sul (RS)
Amaral Ferrador; Garruchos; Mostardas; Toropi.
Rondônia (RO)
Alto Alegre dos Parecis; Campo Novo de Rondônia; Nova Mamoré; Parecis.
Esta etapa faz parte da chamada Fase C do Brasil Antenado, que vai até 13 de junho de 2026. No total, o programa prevê atender 323 municípios em 16 estados, beneficiando mais de 650 mil famílias ao longo das três fases.






