A Rádio Transamérica FM encerrou oficialmente suas transmissões, marcando o fim de um dos capítulos mais marcantes da história do rádio brasileiro. No ar desde 1977, a emissora acompanhou gerações com uma identidade jovem e irreverente que conquistou milhões de ouvintes pelo país. O fim da transmissão ocorreu a meia-noite da última segunda-feira, dia 13 de outubro de 2025.
Rádio Transamérica FM encerra atividades
Durante décadas, a Transamérica foi sinônimo de novidade. Para os entusiastas em rádio, a emissora inovou ao apostar em tendências musicais, revelando artistas que até então eram desconhecidos em nosso país, além de realizar transmissões de grandes eventos esportivos.
Alguns dos seus bordões até se tornaram parte da cultura pop, como o seu slogan — "Transamérica, o ritmo da sua vida" — que virou trilha sonora de uma era em que o rádio era o principal ponto de conexão entre pessoas e música.
Mas o tempo mudou. Com o avanço das plataformas digitais e o novo jeito de consumir conteúdo, a emissora enfrentou desafios para manter sua relevância.
O que vem agora

Na manhã de segunda-feira (13), a frequência 100,1 FM em São Paulo ganhou um novo nome: TMC, sigla para Transamérica Media Company. A nova emissora, idealizada pelo empresário João Camargo, promete ser uma rádio "disruptiva", com programação totalmente focada em jornalismo e esportes, deixando a música de lado para abraçar um formato multiplataforma.
Com o slogan "Quem conhece sabe", a TMC chega com o propósito de unir o melhor da tradição da Transamérica à inovação digital. A emissora vai apostar forte na integração entre rádio, YouTube, streaming e redes sociais, buscando se tornar um hub de informação e debate.
Entre os nomes já confirmados estão Daniela Lima, Jamil Chade e Luiz Felipe Pondé, que atuarão como colunistas e comentaristas fixos. Daniela vai analisar os bastidores da política, Jamil trará o olhar internacional direto da Europa, e Pondé será responsável por reflexões e análises sobre os principais temas do noticiário.
A equipe também conta com Joana Treptow, Rodrigo Alvarez, Éder Luiz, Benjamin Back e Marcelo D’Angelo, além do produtor Gabriel Alves. O projeto tem ainda Sérgio Valente (ex-DM9, Globo e JBS) como líder de estrutura e Neneto Camargo como executive chairman.