Com muitas notícias recentes envolvendo "sumiço de dinheiro" de contas do Nubank, muitos clientes e fãs da marca começaram a se perguntar se vale a pena, ou até mesmo se é seguro deixar dinheiro na conta digital do Nubank. Aqui neste artigo faremos uma análise sobre a história e a atual situação da fintech para podermos chegar a uma conclusão quanto a essa questão.

Notícias de sumiço de dinheiro no Nubank

Na última semana, vários clientes do Nubank, assim como do PicPay, que é uma carteira digital, tem relatado que tiveram valores "desaparecidos" de suas contas. Como não podia ser diferente, essa questão levantou suspeitas sobre a seriedade e a segurança da instituição financeira.

Porém, ao analisar os casos em que o dinheiro "sumiu"da conta, vimos que estes valores eram relativos ao Auxílio Emergencial do Governo Federal. E na verdade tudo se deu devido a um erro bancário da Caixa, que passou valores a mais na hora da transferência.

Dessa forma, concluímos que na verdade não houve nenhum sumiço de dinheiro, e sim uma correção aos valores mandados equivocadamente pela Caixa.

História do Nubank

Antes de falar sobre a segurança do dinheiro que você deixa na conta digital, vamos conhecer a história do Nubank. O Nubank é uma empresa financeira fundada no Brasil, e que hoje possui uma filial no México e um escritório na Alemanha.

Os fundadores da fintech são a brasileira Cristina Junqueira, ex-funcionária do Itaú Unibanco, o americano Edward Wible, formado em ciência da computação em Princeton e o idealizador do Nubank, o colombiano David Vélez, graduado em engenharia e finanças na Universidade de Stanford.

Se tivéssemos que caracterizar o Nubank, certamente não poderia faltar as palavras desburocratizado, fácil e diferente. E era essa a ideia do seu idealizador. Vélez trabalhou no mercado financeiro e estava cansado da burocracia bancária, aliada as jornadas de trabalho exaustivas.

Em 2013 ele, junto com sua amiga brasileira e seu amigo americano, conversaram e decidiram tirar do papel o sonho de criar uma instituição financeira diferente dos bancos tradicionais. Assim nascia o Nubank. A primeira sede da empresa foi uma casa simples na Rua Califórnia, bairro Brooklin de São Paulo. A casa foi alugada com o dinheiro dos próprios sócios fundadores.

Seis anos após o lançamento, o Nubank já contava com uma grande sede na Avenida Rebouças, São Paulo, e cerca de 2000 funcionários. O design que é a cara desta fintech. Tem video game para os colaboradores, muitas plantas e paredes grafitadas e até mesmo uma piscina de bolinhas.

Ao longo deste tempo o Nubank ganhou prêmios importantes, como uma das empresas mais inovadoras do mundo, segundo o ranking Fast Company de 2019, além de ser atualmente a maior fintech da América Latina e o maior banco digital independente do mundo.

No começo de 2020, o Nubank atingiu a marca de 20 milhões de clientes, se tornando a sexto maior instituição financeira do Brasil.

É seguro deixar dinheiro no Nubank?

Se mesmo sabendo que os recentes casos de "sumiço de dinheiro"da conta digital do Nubank e de toda a história deles, você ainda está com uma pulga atrás da orelha quanto deixar seu dinheiro lá, saiba que não tem porque estar preocupado.

Sim, é seguro deixar dinheiro no Nubank. É uma fintech que está crescendo em um ritmo acelerado nos últimos anos. Além disso, mesmo que tenha tido prejuízo nos últimos anos, o faturamento aumenta a cada ano.

Mas além disso tudo, em uma situação em que o Nubank tivesse que declarar falência, por exemplo, existe o Fundo Garantidor de Crédito (FGC). O FGC é uma associação civil sem fins lucrativos e que administra um mecanismo de proteção aos correntistas, poupadores e investidores.

Essa instiuição permite a recuperação de depósitos ou créditos mantidos em instituição financeira em caso de sua falência ou liquidação de até R$ 250 mil por CPF e por instituição financeira. Sendo assim, o FGC garante a segurança do seu dinheiro. Se o Nubank falisse, o dinheiro que você tem lá seria ressarcido em até 60 dias após o decreto de falência.

Cuidado com golpes no Nubank

Para além da questão da segurança da instituição financeira, que explicamos acima, estão questões que fogem da alçada a fintech. Um bom exemplo são os golpes financeiros, que infelizmente cresceram durante a crise do Coronavírus.

Por isso, fique atento aos cuidados com sua conta digital. Sempre mantenha atualizado o aplicativo e o sistema operacional do seu smartphone, use uma senha segura e cuide do seu cartão físico. Além disso, fique ciente que o Nubank não costuma ligar nem pedir seus dados cadastrais, muito menos o número do seu cartão ou a senha.

Nunca forneça suas informações por telefone ou e-mail. Em caso de dúvidas, chame a equipe do Nubank pelo próprio chat do app.

Para isso, no app do Nubank, clique na seta abaixo do seu nome, na parte superior do aplicativo, e depois clique em Me Ajuda. Na próximo página, clique em Chat, e uma nova página será aberta. Basta escrever suas dúvidas ou reclamações que um atendente do Nubank irá responder você.