Harman, subsidiária da Samsung, comprou a Roon, empresa criadora da popular plataforma de mesmo nome que reproduz música a partir de diversos dispositivos conectados à internet. O sistema Roon tem a função de um hub que permite o acesso às músicas do usuário em sua rede local (NAS, PC) ou em serviços de streaming de música (Tidal e Qobuz) a partir de vários dispositivos, facilitando a pesquisa de faixas e o controle da reprodução.

Roon e Harman se unem

Roon é comprada pela Harman da Samsung.
Roon é comprada pela Harman da Samsung.

Lançado em 2015, o Roon é um serviço pago popular entre os audiófilos que possuem mais de um sistema de som em sua casa. O motivo disso é sua capacidade de reunir todos os arquivos de música do usuário e reproduzir em diferentes sistemas de caixas de som ou fones de ouvido espalhados na residência.

Você pode controlar a reprodução a partir de Macs, PCs e tablets Windows, PCs Linux, tablets Android, iPads e iPhones, facilitando consideravelmente o acesso às faixas, que podem ser pesquisadas de forma unificada (arquivos off-line e dos serviços de streaming) no aplicativo do Roon.

O presidente da Divisão de Estilo de Vida da Harman, Dave Rogers, diz:

Na HARMAN, temos muito orgulho de nossa capacidade de criar experiências de áudio excepcionais para nossos parceiros e consumidores em todo o mundo. A equipe da Roon compartilha nossa paixão em oferecer som e conectividade excepcionais aos amantes da música enquanto eles navegam, descobrem e ouvem em casa e em qualquer lugar. Estamos ansiosos para receber Roon, cujo talento impressionante se juntará à família HARMAN e reforçará nossas já robustas capacidades de engenharia.

De acordo com o site BusinessWire, foi dito pela Harman que a Roon irá operar como uma empresa autônoma dentro do conglomerado, utilizando sua equipe já existente. Todos os trabalhos da Roon irão permanecer os mesmos e continuarão a aprimorar cada vez mais os serviços oferecidos aos dispositivos compatíveis com a plataforma.

O CEO da Roon, Enno Vandermeer, diz:

Nossa equipe está extasiada por ingressar na HARMAN, uma empresa visionária que lidera a indústria de áudio há décadas. Ao combinar forças com a HARMAN, a Roon ganha a incrível escala, recursos e alcance de um líder tecnológico global, ao mesmo tempo que mantém nossa independência para investir no crescimento e no futuro do negócio. Esperamos continuar a trazer nosso gerenciamento avançado de dados, experiência em SaaS e recursos de envolvimento do consumidor para nosso amplo ecossistema de parceiros, à medida que unimos forças com a HARMAN para oferecer experiências de áudio ainda melhores aos nossos clientes.

Espera-se que a Roon possa realmente continuar a operar de forma independente com os trabalhos que já são desenvolvidos pela empresa para continuar a servir seus clientes. Quaisquer novidades a respeito desta junção serão relatados aqui, então fique atento para mais novidades.