Depois de ter analisado o Ear Stick, deu para comprovar que a Nothing tem o apelo de trazer produtos de alta qualidade por preços competitivos. Essa pegada de ser diferente, ter seu estilo próprio aliado a custo benefício pode ser vantajoso para a Nothing, marca que pretende se fixar no mercado de smartphones e dispositivos móveis. Essa vez, testamos o Nothing Ear 2, o novo lançamento da marca. Cancelamento de ruído, diversas personalizações incluindo uma forma de medir se as borrachinhas são do tamanho ideal no seu ouvido. Eu testei ele pelos últimos dias, o produto foi enviado por uma loja oficial chinesa parceira aqui do Oficina da Net. Será que vale a pena comprar o Nothing Ear 2 até mesmo para usuários de iPhone?

Nothing Ear 2 Review

Tirando o Nothing Ear 2 da caixa, diga-se de passagem, Nothing esse esquema de fita que rasga toda a caixa, parecendo um pacote de bolacha recheada, nossa, coisa horrível. A caixa fica toda esgualepada.

O que vem na caixa do Nothing Ear (2)
O que vem na caixa do Nothing Ear (2)

Passado o recado, temos na caixa os folhetos de manuais e garantia, depois a caixa com os fones. A box que os fones ficam dentro é quadrada, transparente assim como os fones, com design único, bem bonita. Abaixo ainda temos o cabo USB-C - USB-C, curtinho. Há também outros dois pares de borrachinhas para trocar e encaixar melhor nos seus ouvidos. Para mim, o modelo médio foi o que encaixou bem. Inclusive mostro depois que há dentro do app, uma opção para você saber o tamanho ideal para seus ouvidos, sério mesmo, achei fantástico.

Design e construção

Design Nothing Ear (2)
Design Nothing Ear (2)

O design dos fones da Nothing, assim como todos os seus produtos, é característico. Eles são muito parecidos com os Ear Stick, exceto pelo formato de encaixe nos ouvidos. O produto é muito bem acabado, tem a área de bateria e toque transparente, empregando mais características que a Nothing traz aos seus produtos.

A caixa do Nothing Ear (2)
A caixa do Nothing Ear (2)

Eles contam com proteção IP54, significa que são resistentes contra respingos e a um nível tolerável de poeira. Mergulhá-los em água será um problema, então, não tente lavar os fones com água.

Medindo as borrachinhas ideais pelo app

Medidor de borrachinhas do Nothing Ear (2)
Medidor de borrachinhas do Nothing Ear (2)

A Nothing fez um esquema interessante, digo fez, pois foi a primeira fabricante que vi fazendo isso. Trata-se de um medidor das borrachinhas. Você coloca os fones no ouvido, abre o aplicativo e tem uma opção lá para medir o tamanho ideal delas. Como isso funciona?

Através de sons emitidos pelos fones, os próprios microfones fazem a captação desse ruído emitido para ver se estão escapando barulhos, o ideal é que saia o mínimo possível, desta forma sabe-se que os fones estão bem encaixados nos seus ouvidos. Quando são feitos com essas borrachinhas, os chamados fones In-ear, eles precisam ficar bem encaixados para poder suprimir ruídos externos e com auxílio dos microfones fazer o sistema de redução de ruídos funcionar de forma plena. Então estar com os fones bem encaixados nos seus ouvidos é fundamental.

Cancelamento de ruídos

Cancelamento de ruídos
Cancelamento de ruídos

Por falar em suprimir ruídos, esse fone conta com supressão em vários níveis:

  • Completo: esse cancelamento isola você de ruídos externos; Aqui você pode controlar se quer alto nível, médio ou baixo. Além do adaptativo, que conforme o barulho externo aumenta e diminui de forma automática. Imagine você em uma área com bastante pessoas, o adaptativo nesse ambiente vai elevar o nível de supressão e quando você estiver no escritório ele diminui.
  • Transparente: O modo transparente pega o som ambiente e amplifica nos seus ouvidos. Algo que não gosto muito;
  • Tem o modo desligado, que assim como o nome diz, não faz nada. Melhor forma de poupar bateria.

Além dos três modos, você pode personalizar com sensibilidade onde está agora. Para funcionar, você precisa necessariamente estar em um ambiente com mais de 50db para ele calcular o barulho e saber o quanto precisa isolar no momento.

O trabalho de cancelamento de ruídos funciona muito bem, até demais. Eu costumo deixar ativo mas no mínimo possível, assim ainda consigo trabalhar sem perturbação e ter atenção ao que acontece ao redor.

Equalização sonora personalizada

Se tudo que mostrei de personalizações não fosse o bastante, que tal ele identificar as suas fraquezas de ouvido e configurar o som para você? Sim, na personalização isso é possível. Você adentra as configurações de personalização e escolhe o ano de nascimento, assim ele já mensura com base nos dados da Nothing o quão "desgastado" seus ouvidos já podem estar.

O sistema começa a emitir sons e pergunta se você está escutando os bipes. Ao pressionar o botão você confirma, assim ele vai diminuindo o bipe e você precisa confirmar quando não ouve mais. Cada confirmação ele eleva a frequência do bipe, misturado a um ruído de fundo, até que você não consiga mais identificar entre o ruído e o bipe.

Relatório de equalização personalizada
Relatório de equalização personalizada

Por fim ele emite um relatório depois de ter configurado o som especificamente para seus ouvidos.

Qualidade sonora

Depois de configurar tudo e personalizar, como que a qualidade sonora se comporta? Bem, aí que me decepcionou um pouco. Eu curto bastante o som mais limpo com graves levemente acentuados, o que não acontece no Ear (2), na verdade há acentuação dos agudos, por muitas vezes até estridentes. Fui na personalização de som novamente para criar um padrão meu, ele até melhorou um pouco da personalização ou mesmo os presets que existem, mas não me agradou tanto assim.

Músicas mais cantadas, com vozes mais sopradas e onde o instrumental não é tão alto, a voz se sobressai, mas ainda com as frequências saíndo do meu gosto pessoal. Parece que sempre estão enfatizados os agudos, por mais que eu mude a equalização. Quando a bateria toca os pratos fica evidenciado o que falo. As frequências baixas não conseguem se igualar às altas.

Bateria

Testei ele por alguns dias usando direto no trabalho e para um teste mais completo, peguei a bike e pedalei quase 100Km para fazer uma aplicação melhor, escutando música o tempo inteiro com cancelamento ativo desligado, ele consumiu 90% de bateria em 3 horas. Tive que tirar o fone para carregar na caixa e continuar o percurso.

No escritório usando ele com mais moderação, volume mais baixo e nem sempre ouvindo músicas ele durou mais. Atente-se então que a média de som direto fica em torno de 3 horas.

Conclusão

Há várias coisas boas nos fones, a quantidade de configurações, personalizações e funcionalidades que o app Nothing X traz é incrível. Ao som dos fones eu acredito que poderiam ter um melhor equilíbrio entre os agudos e graves. O controle de cancelamento de ruídos é ótimo, funciona muito bem.

O preço de $149, convertendo para R$ 756 é exagerado pelos fones, ainda mais com os Buds2 Pro da Samsung custando pouco mais de 800 reais, com venda nacional.

O preço que considero ideal para por esses fones fica na casa abaixo dos R$ 600. A experiência de uso dos fones foi legal, uma marca que empolga, mas não mais que isso. Há fones no mercado nacional com melhor qualidade por menos preço.

Onde comprar?

A loja que nos enviou foi a AliExpress, você pode comprar o produto pelo link abaixo: