Asus Brasil recebe processo de marca japonesa por uso indevido de patente

A Nichia, empresa com sede no Japão, decidiu abrir um processo contra a Asus Brasil, alegando o uso indevido de patente em quatro smartphones.

Por ASUS Pular para comentários
Asus Brasil recebe processo de marca japonesa por uso indevido de patente

Patentes são algo muito importante para as fabricantes de smartphones, afinal, elas garantem que seus designs e tecnologias não serão "roubados" por outras empresas. Isso é tão sério que a maior disputa envolvendo patentes foi encerrada judicialmente apenas no ano passado, tendo sido iniciada em 2011 pela Apple contra a Samsung.

Agora, uma marca japonesa especializada em equipamentos de iluminação abriu um processo em São Paulo contra a Asus Brasil. A empresa, que se chama Nichia, está acusando a gigante taiwanesa de uso indevido de uma de suas patentes de LED. A ação judicial solicita o pagamento de uma indenização.

O documento do processo revela que trata-se do YAG, um material usado em painéis LCD de smartphones. A patente da Nichia, de número "PI9710792-1", estaria embarcada nos seguintes aparelhos da Asus: Zenfone 3, Zenfone 3 Max, Zenfone 3 Zoom e Zenfone Max Pro M1. Atualmente, apenas este último é vendido de forma oficial no Brasil.

Além da Asus, outras companhias também foram notificadas pela justiça brasileira, sendo elas a Karimex Componentes Eletrônicos e a Arrow Brasil, que são ligadas à fornecedora Everlight Electronics.

As empresas se pronunciaram

Em um comunicado, a Nichia disse que "visa proteger suas patentes e outros direitos de propriedade intelectual, e toma medidas contra alegados infratores em qualquer país onde adequado e necessário".

Por outro lado, a Asus Brasil afirmou que ainda "não foi oficialmente citada" no processo, e dessa forma não irá se pronunciar à respeito do caso. Vamos aguardar para sabermos como a taiwanesa vai lidar com tudo isso.

Leia também: Os 10 melhores celulares para jogos. Acompanhe as últimas notícias de tecnologia aqui no Oficina da Net. Sempre trazendo conteúdos novos e produtos interessantes.

Compartilhe com seus amigos:
Comentários:
Carregar comentários