Patentes são algo muito importante para as fabricantes de smartphones, afinal, elas garantem que seus designs e tecnologias não serão "roubados" por outras empresas. Isso é tão sério que a maior disputa envolvendo patentes foi encerrada judicialmente apenas no ano passado, tendo sido iniciada em 2011 pela Apple contra a Samsung.

Agora, uma marca japonesa especializada em equipamentos de iluminação abriu um processo em São Paulo contra a Asus Brasil. A empresa, que se chama Nichia, está acusando a gigante taiwanesa de uso indevido de uma de suas patentes de LED. A ação judicial solicita o pagamento de uma indenização.

O documento do processo revela que trata-se do YAG, um material usado em painéis LCD de smartphones. A patente da Nichia, de número "PI9710792-1", estaria embarcada nos seguintes aparelhos da Asus: Zenfone 3, Zenfone 3 Max, Zenfone 3 Zoom e Zenfone Max Pro M1. Atualmente, apenas este último é vendido de forma oficial no Brasil.

Além da Asus, outras companhias também foram notificadas pela justiça brasileira, sendo elas a Karimex Componentes Eletrônicos e a Arrow Brasil, que são ligadas à fornecedora Everlight Electronics.

As empresas se pronunciaram

Em um comunicado, a Nichia disse que "visa proteger suas patentes e outros direitos de propriedade intelectual, e toma medidas contra alegados infratores em qualquer país onde adequado e necessário".

Por outro lado, a Asus Brasil afirmou que ainda "não foi oficialmente citada" no processo, e dessa forma não irá se pronunciar à respeito do caso. Vamos aguardar para sabermos como a taiwanesa vai lidar com tudo isso.