Como criar um ponto de restauração de sistema no Windows 7

Nesse artigo mostramos a importância dos pontos de restauração, como fazê-los e como restaurar. Veja a importância dos pontos de restauração no Windows. Nunca precisei utilizar esse recurso por uma falha inconsciente, sempre utilizei fazendo alguns testes de instalação e outros.

Por | @oficinadanet Windows

Olá pessoal, tudo jóia? Hoje quero comentar um pouco sobre uma experiência que tive e a importância dos pontos de restauração no Windows. Nunca precisei utilizar esse recurso por uma falha inconsciente, sempre utilizei fazendo alguns testes de instalação e outros...

Vou contar um pouco sobre o que aconteceu, estava na universidade e, por medidas de segurança acabei alterando algumas pastas de local em meu computador, quando precisei de um arquivo utilizei um link que estava em meu desktop para abri-lo, não sabia eu onde estava me metendo... abri o arquivo, lógico o Windows não encontrou o arquivo e pediu para eu localizar o .exe referente ao atalho. Apontei para o arquivo, maas esqueci um detalhe, desmarcar esse campo:

Como criar um ponto de restauração de sistema no Windows 7


Em resumo, todos os meus ícones de atalho estavam agora abrindo o arquivo .exe que eu escolhi anteriormente... minha barra de inicialização, meu menu iniciar COMPLETO! TUDO! Tudo estava com o ícone do arquivo que eu tentei abrir, era Firefox, abria o arquivo, era Vb, abria o arquivo, era Ajuda do Windows... abria o arquivo.

Postei o acontecido em alguns fóruns e blogs, mas não recebi nenhum retorno de prontidão, como tinha pressa, por fim precisei restaurar um ponto de 2 semanas atrás, perdendo algumas instalações e alterações feitas em registro.

Dias depois recebi um retorno no fórum informando sobre um utilitário que remove a associação de certo tipo de arquivo, mas já era tarde demais, mas se alguém precisa pode baixar o arquivo por AQUI.

Onde quero chegar, se eu tivesse um ponto de restauração do dia, ou da semana, algumas horas de trabalho reinstalando alguns programas e alterando registros não seria perdida. Durante o uso, nós instalamos e desinstalamos muitos aplicativos no Windows, o que pode ocasionar várias falhas, além de erros humanos, como no meu caso. Um ponto de restauração permite que você desfaça alterações feitas no computador e restaure configurações anteriores. Restaurar para um momento antes da instalação, ou de você associar todos os arquivos de ícone, .lnk, para um único arquivo .exe.

Mas tudo isso, desde que um ponto de restauração seja criado corretamente. Nesse post quero enviar um passo a passo, como criar um ponto de restauração no Windows 7.


Como Funciona


Quando criamos um ponto de restauração fazemos com que o computador memorize informações importantes para o funcionamento da máquina, o que em geral acontece no registro do Windows.
7.

Criando o Ponto de Restauração
1o Passo - Acesse o menu Iniciar e procure por Criar Ponto de Restauração:
Como criar um ponto de restauração de sistema no Windows 7

2o Passo - Clique no botão Criar:
Como criar um ponto de restauração de sistema no Windows 7

3o Passo - Digite uma descrição que irá lhe auxiliar a identificar o ponto de restauração criado:
Como criar um ponto de restauração de sistema no Windows 7

Clique em Criar e aguarde a finalização. Não é simples e rápido? Que tal pegarmos por costume criar esse ponto a cada dia, duas vezes por semana, como preferir.

E como restaurar quando eu precisar? Também é muito fácil...
1o Passo - Acesse o menu Iniciar e pesquise por Restauração do Sistema:
Como criar um ponto de restauração de sistema no Windows 7

2o Passo - Na tela a seguir podemos selecionar o ponto de restauração desejado, veja que a descrição que informamos auxilia muito na seleção, clique então em Avançar:
Como criar um ponto de restauração de sistema no Windows 7

3o Passo - Clique em Concluir e aguarde, a restauração será efetuada e seu computador será reiniciado.
Como criar um ponto de restauração de sistema no Windows 7

Enfim pessoal, é muito importante mantermos sempre em segurança nossas informações, os pontos de restauração são essenciais nesse caso. Lembre sempre de criar um ponto antes de instalações duvidosas. Ainda temos outras formas de backup, mas comentaremos em uma próxima oportunidade. Deixe seu comentário, se você já foi salvo por um ponto de restauração e se tem costume de criar pontos para sua própria segurança. Até a próxima!

Enviado por: Cicero Fonseca.
Cicero Fonseca é acadêmico do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas na UTFPR, em Pato Branco - PR. É coordenador de atendimento e mantém seu blog pessoal http://www.uouinfo.com.br/

Mais sobre: windows dica guia-windows7
Share Tweet
Comentários
Carregar comentários
Destaquesver tudo