Reconhecimento Biométrico, saiba como funciona?

O conceito de biometria está muito dividido entre algumas pessoas que utilizam os recursos biométricos e não conseguem assimilar, de fato, a tecnologia que envolve inclusive o próprio reconhecimento biométrico.

Por | @oficinadanet Tecnologia

O conceito de biometria está muito dividido entre algumas pessoas que utilizam os recursos biométricos e não conseguem assimilar, de fato, a tecnologia que envolve inclusive o próprio reconhecimento biométrico. O reconhecimento biométrico é o recurso disponível na tecnologia da informação, que pode identificar pessoas, a partir das características genéticas. A palavra biometria origina-se de duas outras “Bio” (vida) e “metria” (medida). O reconhecimento é feito através de algoritmos e de sensores que comparam os Templates, modelos, que assimilam e fazem o credenciamento de acesso do indivíduo à máquina. Atualmente o reconhecimento biométrico é utilizado por grandes empresas, polícia civil e federal, instituições bancárias, entre outros. Este sistema é altamente confiável e tem precisão de 100% de acerto, servindo assim como forma de evitar fraudes, violação de senhas, etc.


Reconhecimento Biométrico a partir das digitais


Existem duas formas de identificar a leitura biométrica, a Fisiológica, que avalia os dados físicos, como no caso das impressões digitais e a comportamental, que explicaremos mais à frente. Desde o século passado sabemos que a impressão digital de cada pessoa é única, isso porque, temos uma exatidão nas cristas e vales de fricção em cada dedo, inclusive em casos de gêmeos idênticos.

Reconhecimento Biométrico, saiba como funciona?

Como esse foi o primeiro recurso da leitura biométrica, diversas empresas passaram a utilizá-lo e estendeu-se para usuários de computadores, sobretudo, portáteis, que podem ser furtados e/ou violados. Hoje é comum encontrar pessoas utilizando o recurso de leitura biométrica através das digitais para terem acesso ao computador sem necessitar de senhas, que volta e meia esquecemos e somos obrigados a formatar a máquina. Algumas vezes podem ocorrer erros no reconhecimento biométrico na impressão digital, geralmente aparece à velha frase, False Rejection Rate, isso pode acontecer devido a um mal posicionamento do dedo no leitor ou até mesmo uma simples poeirinha. No Brasil a leitura biométrica através da impressão digital, ainda é a mais utilizada por empresas e usuários comuns.


Reconhecimento Biométrico Facial


O reconhecimento biométrico através da face é uma realidade que está mais presente nos departamentos de polícia civil, instituições bancárias e empresas de grande porte. Este recurso é tão eficaz que por mais que duas pessoas, por serem gêmeas idênticas, sejam parecidas, ele reconhece a singularidade de cada um sem fazer nenhum tipo de confusão. A leitura facial é feita a partir de pontos de medida do rosto, que faz uma ligação algorítmica de traços e tamanhos, como por exemplo, distância exata entre nariz e orelhas, tamanho do Crânio, arcada dentária, entre outros detalhes. Vale à pena lembrar que o registro no banco de dados do sistema identifica através de uma numeração a combinação da face e projeta essas informações com instantânea autorização.

Reconhecimento Biométrico, saiba como funciona?

É importante frisar que a luz visível que determina os traços principais ignora elementos que são modificados com freqüência, a exemplo do penteado e retoques faciais, como maquiagem etc. Torna-se perfeitamente ajustável para o processo de reconhecimento às novas tecnologias que se sobressaem pela capacidade de armazenar os dados e gerenciá-los com maior rapidez em uma simples aparição do usuário, sem que este se posicione diante da câmera por muito tempo. Nos últimos estudos realizados recentemente já foi testado meios em que a leitura seja feita a partir de reconhecimento interno das partes inferiores do rosto, como a arcada dentária.


Reconhecimento Biométrico pela voz


Este recurso é diferenciado dos demais pelo fato de não ser ou depender de origem física, mas, comportamental. Neste método o que sobressai é o comportamento do indivíduo que é gravado pelo sistema e reconhece todas às vezes que acionado. É o caso do reconhecimento pela voz, que inclusive, segundo especialistas, ela pode ser perfeitamente considerada como característica fisiológica. Embora pela fisiologia exista um tom para cada pessoa, na leitura biométrica o recurso utilizado é o comportamento na fala. Ao sinal de qualquer diferença o programa estabelece erro e a pessoa perde direito ao acesso.

Reconhecimento Biométrico, saiba como funciona?

Segundo os especialistas ao invés de utilizarmos o termo “voz” o correto é frisarmos o comportamento na oratória, na verbalização e lembrar que o software faz um reconhecimento de forma em que a pessoa utilize-se de uma senha numérica ou texto. Uma das grandes vantagens deste recurso é o acionamento através da fala. Algumas rádios, por exemplo, já disponibilizam de um software que faz o reconhecimento da voz do diretor e/ou repórter, que em finais de semana, onde não há locutores ou produtores no estúdio, interromper uma programação musical para transmitir uma informação ou simplesmente retirar a emissora do ar. Um simples telefonema pode acionar o comando e fazer com que o sistema reconheça através de uma senha verbalizada.


Conclusão


Esses são alguns conceitos e recursos da leitura biométrica que caminha para uma evolução muito maior. Dentre os recursos das ciências da tecnologia falar de segurança e desenvolvimento de reconhecimento é fazer uma análise da biometria e seus diversos meios de associação ao setor público e privado. A nova meta é tornar a Biometria Cognitiva mais ampla e uma realidade mais próxima. Esta novidade faz uma junção e assimila a percepção humana no banco de dados do computador, como se o sistema fosse uma mente pensante reconhecendo alguém. Um exemplo é a capacidade de reconhecimento a partir de cheiro, percepção facial, obtendo resposta do cérebro digital. Não estamos longe deste fenômeno e os estudos com maiores aperfeiçoamentos estão chegando ao mercado para impactar os mais carismáticos desenvolvedores e amantes de tecnologias.

Mais sobre: tecnologia, segurança, biometria
Share Tweet
DESTAQUESRecomendadoMais compartilhados
Comentários
AINDA NÃO SE INSCREVEU?

Vem ver os vídeos legais que
estamos produzindo no Youtube.