O que é o som Surround?

O som ao longo dos tempos sofreu modificações extremas. Na década de 30, por exemplo, era natural ir ao cinema e ouvir toda a sonorização de apenas uma caixa de som localizada atrás da tela. Hoje em dia, quando vamos ao cinema, acabamos nos surpreendendo com a ótima qualidade do som, assim, ele torna-se um fator relevante para o sucesso do filme.

Por | @oficinadanet Tecnologia

O som ao longo dos tempos sofreu modificações extremas. Na década de 30, por exemplo, era natural ir ao cinema e ouvir toda a sonorização de apenas uma caixa de som localizada atrás da tela. Hoje em dia, quando vamos ao cinema, acabamos nos surpreendendo com a ótima qualidade do som, assim, ele torna-se um fator relevante para o sucesso do filme.

O que é o som Surround?

No entanto, a boa qualidade do som não está limitado ao cinema, podemos ter também na nossa própria casa, como em aparelhos de entretenimento, home theater, jogos de computados, vídeos, entre outros.
Assim sendo, a expansão do som surround está casa vez mais expressiva. O som surround é considerado o conceito da expansão da imagem do som em três dimensões, deste modo, ele recria um ambiente mais realista de áudio, deste modo, o som é visto como parte integrante e essencial a exibição.

O som surround ao longo dos anos teve um desenvolvimento independente, e foi inserido ao meio de maneiras distintas. Em 1941 surgiu o primeiro filme com som surround, tratava-se do filme “Fantasia” de Walt Disney, nas exibições a platéia ficava contagiada com o som de música clássica que o engenheiro de som da Disney, William Garity, criou. Garity separou as seções da orquestra em quatro pistas distintas de áudio, que foram gravadas em pistas óticas de um rolo de filme independente, assim, as quatro pistas eram reproduzidas em diferentes alto-falantes espalhados pela sala de cinema. A música parecia se movimentar pela sala inteira, em uma reprodução brilhante. Mesmo com o sucesso, nessa época esse tipo de som não emplacou, pois o seu custo era muito elevado. Esse tipo de som ficou esquecido por alguns anos e após chegou com força total, até hoje muito utilizado.

Para entender melhor como o som surround é identificado, pense quando você ouve uma música em um mp3 player, esse som é compactado em dois canais e, em grande parte, é um som estéreo. No chamado som surround são adicionados mais canais e por essa razão, quando assistimos a um filme em som surround, percebemos que o som vem de todas as direções, assim sendo, são esses canais extras que dão a sensação de som mais realista. Nenhum som fica despercebido, por exemplo, em uma cena que possui movimentação, o som do carro passando ao fundo poderá ser ouvido, dando a sensação de maior realidade, esta sendo o grande benefício aos ouvintes.

Abaixo os vários formatos encontrados:
Dolby Surround: Originado do Dolby Stereo (formato profissional para as salas de cinema lançado em 1974 pela Dolby Laboratories), o Dolby Surround foi o primeiro formato de som multicanal criado para ser utilizado pelos sistemas A/V domésticos.

Dolby Surround - Pro-logic: Trata-se de uma versão aperfeiçoada do Dolby Surround. O sistema de codificação é muito parecido ao do seu antecessor e, igualmente, o canal SR continua sendo monofônico e possui as mesmas limitações na gama de frequências. As vantagens são a incorporação de um canal CT, a correção quase total do "Channel Crosstalk" e uma melhoria em termos da expansão na direção sonora.

Dolby Digital: Esse formato disponibiliza 5 canais independentes (FE, CT, FD, SRE e SRD) cobrindo toda a gama de frequências audíveis (20Hz - 20KHz) e mais um canal independente (LFE - Low Frequency Effects) destinado à reprodução de baixas frequências (20Hz - 120Hz), resultando na configuração 5.1.

DTS (Digital Surround): Criado pela Digital Theater Systems, ele é parecido ao Dolby Digital e oferece 6 canais digitais independentes. Neste formato não há perda de sinal, uma vez que é digital. Assim, o som é de ótima qualidade.

THX: Desenvolvido pela Lucasfilm, do diretor de cinema George Lucas, o THX não é exatamente um formato, mas sim uma etiqueta de qualidade para som e imagem em equipamentos de áudio. Quando um equipamento possui o certificado THX é porque corresponde a determinadas características estabelecidas pelo time de George Lucas, criador de Guerra nas Estrelas.

Dolby Digital Surround EX: Desenvolvido conjuntamente pela Lucasfilm e pela Dolby Laboratories, caracteriza-se por acrescentar um canal surround traseiro (SRT) de forma a proporcionar um efeito de envolvência de 360 graus, aumentando assim a qualidade da experiência sonora.

Mais sobre: surround som tecnologia
Share Tweet
Comentários
Carregar comentários
Destaquesver tudo
  • ASSINE NOSSA NEWSLETTER

    As melhores publicações no
    seu e-mail

  • Preencha para confirmar