Aprenda a limpar o computador internamente

Muitas pessoas pensam que limpar o computador não é necessário, mas com o passar do tempo seu PC acumula poeira e outras sujeiras em seus periféricos, diminuindo o fluxo de ar, aumentando as chances de aquecimento e curtos-circuitos, e conseqüentemente danificando sua máquina

Por | @Dhyegorocha Hardware

Muitas pessoas pensam que limpar o computador não é necessário, mas com o passar do tempo seu PC acumula poeira e outras sujeiras em seus periféricos, diminuindo o fluxo de ar, aumentando as chances de aquecimento e curtos-circuitos, e conseqüentemente danificando sua máquina. Por isso, se você nunca limpou ou já faz tempo que não limpa seu gabinete é hora de agir.

Primeiramente você precisa dos seguintes materiais:

  • Chave de parafuso estrela (philips) (de preferência imantada).
  • Compressor de ar
  • Pincel médio com fios macios
  • Pasta térmica
  • Flanela macia
  • Limpa contato
  • Borracha escolar

Com todo o material em mãos, você já pode começar a limpeza. Arranje uma mesa com espaço em um local de boa claridade, de preferência faça a limpeza de dia. Deite seu PC sobre a mesa, com a chave, desparafuse e remova as tampas laterais do gabinete. Faça uma limpeza rápida com o compressor de ar, caso não tenha, pode usar o secador de cabelos, mas, na temperatura baixa.
Aprenda a limpar o computador internamente


Depois retire a fonte e em seguida remova os demais periféricos, deixando só a placa mãe dentro do gabinete. Agora com muito cuidado passe o pincel na placa mãe e em todos os slots removendo a sujeira, logo em seguida passe uma flanela úmida nas baias do gabinete. Aproveitando a flanela, use-a do lado enxuto e limpe a parte superior do processador retirando a pasta térmica velha e colocando uma nova, em seguida coloque o processador de volta na placa mãe. Tenha cuidado na posição do encaixe.
Aprenda a limpar o computador internamente


Limpe o dissipador e o cooler do processador para terminar com essa parte. E encaixe sobre o processador, deixando-a firme na placa mãe. Agora passe a borracha escolar suavemente pelos filamentos da memória e depois passe o pincel para tirar todo resíduo da borracha, em seguida encaixe-a no slot.
Aprenda a limpar o computador internamente


Continuando, iremos limpar o HD, basta passar o pincel removendo a sujeira ou ate mesmo a flanela umedecida, e parafuse de volta nas baias. Repita esse procedimento com o drive de DVD e/ou disquete. Agora iremos limpar a fonte de energia, remova os parafusos e abra a fonte, com cuidado desparafuse o cooler, e limpe com o pincel toda parte inferior. No cooler você pode passar a flanela para deixá-la bem limpa. E para concluir use o compressor de ar para remover o restante da poeira. Parafuse o cooler no lugar certo e feche a fonte apertando bem os parafusos. Encaixe-a no gabinete e parafuse para concluir essa etapa.
Aprenda a limpar o computador internamente


Para finalizar coloque todos os cabos IDE/SATA em seus devidos lugares, bem encaixados, e verifique se nada mais ficou fora do lugar. Após isso, use o limpa contatos para da o banho final em seu PC, aplique o spray sobre a placa mãe e seus componentes. Espere secar e feche seu gabinete com as tampas laterais.
Você pode repetir esse procedimento pelo menos uma vez a cada 6 meses e sempre tome muito cuidado ao realizar a limpeza.Com isso, seu computador irá melhorar o desempenho e esquentará menos. Sem falar, que computador limpo tem vida útil maior. Espero que tenha gostado e até mais.

Mais sobre: hardware limpeza pc
Share Tweet
Recomendado
Comentários
Carregar comentários
Destaquesver tudo