Aprenda a solucionar os problemas mais comuns das redes domésticas

Sinais Wi-Fi lentos, conexões que somem e impressoras que deixam de ser compartilhadas na rede. Veja algumas dicas para esses problemas.

Por | @senhorvillela Hardware
Por que meus PCs não conseguem 'se enxergar' na rede se eles compartilham a internet? Como os computadores têm acesso à web, podemos assumir que não há problema com as conexões de hardware.

Um bom começo para a investigação é o assistente de ajuda do Windows - não que ele seja a melhor ferramenta, mas é a  ação mais rápida que se pode ter.  No XP selecione Iniciar, Ajuda e Suporte. Clique em Corrigindo um problema e depois em Problemas de redes. Caso utilize o Vista, clique em Iniciar, Ajuda e Suporte, Solução de problemas e depois em Solução de problemas para encontrar computadores em uma rede doméstica.

Se essa operação não ajudar (e provavelmente não irá), confira o firewall. Programas de firewall como o ZoneAlarm e o Norton Internet Security geralmente bloqueiam redes locais. Cheque a configuração deles.

Como medida de precaução, desconecte os computadores da internet, desligando seu modem DSL ou desconectando o modem do roteador. Em seguida desative os firewalls dos computadores.

Se ainda assim os PC não conseguir se 'encontrar', já é possível afirmar que o problema não está relacionado ao firewall.

Aprenda a solucionar os problemas mais comuns das redes domésticas

Se for possível, ative o firewall de um dos computadores. O problema persiste? Confira as configurações do software para tornar a rede local “amigável”. Você deve adicionar seus computadores a uma “Zona de Confiança” ou algum grupo.

Repita este processo nos outros computadores. Mas atenção: não reative a conexão internet enquanto o firewall estiver inativo e todos os computadores podendo se comunicar uns com os outros.

Certifique-se que o “Grupo de trabalho” é o mesmo em todos os computadores, caso contrário as máquinas não irão se encontrar na rede (veja imagem acima).

Fonte. PC World

DEIXE SEU COMENTÁRIOComente aqui
MAIS SOBRE redes
RecomendadoEnquete
Qual navegador você usa?
Chrome(47,73%)
Edge(20,45%)
Firefox(10,80%)
Opera(11,36%)
Safari(9,66%)
Assine a nossa newsletter

COMENTÁRIOS

COMENTÁRIOS

Comentários
@oficinadanetoficial