Aprenda a solucionar os problemas mais comuns das redes domésticas

Sinais Wi-Fi lentos, conexões que somem e impressoras que deixam de ser compartilhadas na rede. Veja algumas dicas para esses problemas.

Por | @senhorvillela Hardware
Por que meus PCs não conseguem 'se enxergar' na rede se eles compartilham a internet? Como os computadores têm acesso à web, podemos assumir que não há problema com as conexões de hardware.

Um bom começo para a investigação é o assistente de ajuda do Windows - não que ele seja a melhor ferramenta, mas é a  ação mais rápida que se pode ter.  No XP selecione Iniciar, Ajuda e Suporte. Clique em Corrigindo um problema e depois em Problemas de redes. Caso utilize o Vista, clique em Iniciar, Ajuda e Suporte, Solução de problemas e depois em Solução de problemas para encontrar computadores em uma rede doméstica.

Se essa operação não ajudar (e provavelmente não irá), confira o firewall. Programas de firewall como o ZoneAlarm e o Norton Internet Security geralmente bloqueiam redes locais. Cheque a configuração deles.

Como medida de precaução, desconecte os computadores da internet, desligando seu modem DSL ou desconectando o modem do roteador. Em seguida desative os firewalls dos computadores.

Se ainda assim os PC não conseguir se 'encontrar', já é possível afirmar que o problema não está relacionado ao firewall.

Aprenda a solucionar os problemas mais comuns das redes domésticas

Se for possível, ative o firewall de um dos computadores. O problema persiste? Confira as configurações do software para tornar a rede local “amigável”. Você deve adicionar seus computadores a uma “Zona de Confiança” ou algum grupo.

Repita este processo nos outros computadores. Mas atenção: não reative a conexão internet enquanto o firewall estiver inativo e todos os computadores podendo se comunicar uns com os outros.

Certifique-se que o “Grupo de trabalho” é o mesmo em todos os computadores, caso contrário as máquinas não irão se encontrar na rede (veja imagem acima).

Fonte. PC World

Mais sobre: redes
Share Tweet
DESTAQUESRecomendado
Mais compartilhados
Comentários