Que preço cobrar por algum trabalho?

Saiba como cobrar seus clientes sem que se assustem com o preço. Cobre bem pelo seu trabalho, mas não assuste seus clientes. Matéria solicitada por usuários.

Por | @nmuller99 Carreira em TI
Olá pessoal,

Esta matéria foi pedida por um usuário do Oficina da Net, sinta-se a vontade, você também para solicitar algum assunto.

Bom a matéria irá falar sobre como cobrar um preço bom para você e para seu cliente.

Primeiramente o que você deve observar alguns itens importantes, como:
- Quantidade de trabalho;
- Dificuldade na execução do trabalho;
- Calcular o tempo estimado pelo trabalho;
- Analisar tecnologias utilizadas;

Agora vamos descriminar cada um destes itens para você entender melhor:

- QUANTIDADE DE TRABALHO:
Bom você deve estar ciente de quanto trabalho será feito. Quanto mais trabalho, mais custo para você. Como assim? Simples, quanto mais trabalho, mais tempo você irá consumir para executar o trabalho solicitado.

- DIFICULDADE NA EXECUÇÃO DO TRABALHO:
Você deve saber que alguns trabalhos são mais difíceis de se executar do que outros. Então o que diferencia a dificuldade? O que diferencia são as tecnologias utilizadas, se você tem conhecimento do que irá precisar para executar o trabalho, ou seja, o cliente irá lhe pedir para fazer um sistema de Newsletter, o que você vai precisar? Você responde, vou precisar ter um cadastro de e-mails, vou precisar ter algum lugar para digitar o conteúdo da newsletter, e um sistema de agendamento. Mas não sei fazer o sistema de agendamento, você irá se perguntar, e agora? Esta entendendo o que diferencia a dificuldade de trabalho. Pense nisto antes de cobrar.

- CALCULAR O TEMPO ESTIMADO PELO TRABALHO:
Você sabe como calcular o tempo por algum trabalho? É difícil isto. O que se deve pensar e tomar como base, são outros trabalhos que já tenha produzido e tenha noção de quanto tempo consumiu para executá-lo. Com isto você pode calcular mais ou menos, quanto tempo você utilizará para fazer um serviço. Por exemplo, a newsletter acima citada, digamos que tenha demorado, 3 dias para fazer. Bom, então vamos fazer o seguinte cálculo. 3 dias em média para fazer, vamos contar que pode acontecer algum imprevisto, seja de saúde, ou alguma necessidade, adicionaremos mais um dia neste prazo, certo agora são 4 dias para fazer. Bom 4 dias eu termino ele, mas já testei corretamente? Se eu testar, valerá a pena? Sim pois sem testar, pode ocorrer algum problema na frente de seu cliente, baixando assim sua “moral” com o mesmo. Então teste corretamente, afinal, se o problema acontecer, você terá que corrigi-lo, voltará para você, você atrasará outros projetos, e terá mais um dia, que poderia ter sido contado antes, então, 5 dias estão muito bem. Sim 5 dias estão perfeitos para você fazer uma newsletter acima citada.

- ANALIZAR TECNOLOGIAS UTILIZADAS:
Bom o sistema de newsletter, você utilizará PHP ou similar, para executar os comandos, MySQL ou similar, para gravar os dados, e talvez algum Java Script para incrementar seu trabalho. Você conhece perfeitamente estas tecnologias? Terás ainda que aprender algo? Se não então está bom pode cobrar um pouco menos e terás condições de terminar no prazo estipulado, agora se desconhece algo, você terá que aumentar o prazo para aprender a tecnologia.


Bom, espero ter ajudado aí o pessoal a cobrar melhor por seus trabalhos.

Vou pensar em uma tabela, de preços para alguns trabalhos, e a quantidade de tempo estimada, para a próxima matéria.

Dúvidas? Comente a coluna abaixo.

Mais sobre:
Share Tweet
DESTAQUESRecomendado
Mais compartilhados
Comentários