Vamos ver nesse artigo como configurar o Firefox 3 de modo a acessar com segurança o Internet Banking da Caixa Econômica Federal.

1 - Para verificar se o Adicional de Segurança do Internet Banking CAIXA (IBC) já está instalado, basta acessar a opção "Complementos" no menu "Ferramentas" no Firefox.

2 - Será apresentada uma tela com todos os complementos já instalados.

3 - Ao acessar o site do Internet Banking, é apresentada uma tela de erro (sec_error_untrusted_issuer) informando que o Certificado Digital do IBC não é confiável porque o emissor do Certificado não consta na lista de emissores confiáveis. Isto ocorre porque a Mozilla Foundation (empresa responsável por consolidar e validar o desenvolvimento e distribuir o Firefox) não incluiu o Certificado Digital da Infra-Estrutura de Chaves Públicas (ICP) do Brasil na cópia disponibilizada em seu site. Será necessário instalar o Certificado Digital da ICP Brasil.

4 -
Deverá ser acessado o site da ICP da CAIXA (icp.caixa.gov.br). Acessar a lista de Certificados Digitais disponibilizada no site, "clicando" no "link" "Certificados da CAIXA".

5 - Novamente será apresentada uma tela de erro com a mensagem do Certificado. Basta clicar no link "Ou você pode adicionar uma exceção".

6 - Será apresentada uma tela com um botão de "Adicionar Exceção". Basta "clicar" neste botão para prosseguir.

7 - Será apresentada uma tela com o site a ser adicionado. Basta "clicar" no botão "Verificar Certificado" para prosseguir.

8 - Em seguida, na mesma tela, será apresentada uma mensagem informando novamente que o Certificado Digital do site não é confiável porque o emissor do Certificado não consta na lista de emissores confiáveis. Para prosseguir basta "clicar" no botão "Confirmar a exceção de segurança".

9 - Em seguida será apresentada a tela do site com o "link" para instalar o Certificado Digital Raiz da ICP. Para prosseguir, basta "clicar" no "link" "Certificado Digital da AC Raiz Brasileira".

10 -
Em seguida será apresentada uma tela com as opções de níveis de confiança do Certificado que está sendo instalado. Deve-se selecionar, no mínimo, a opção "Confiar nesta CA para identificar sites da WEB". Para prosseguir, deve-se "clicar" no botão "OK".

11 - Em seguida deve-se iniciar o acesso ao IBC.

12 - Prosseguir "clicando" nas iniciais do nome do usuário.

13 - Será apresentada a tela informando que o computador ainda não está cadastrado para acessar o IBC. Prosseguir, "clicando" no botão "CONCORDO".

14 - Será apresentada a mesma tela, com a informação na barra de segurança de que o site do IBC está tentando instalar um complemento. Para prosseguir, basta "clicar" no botão "Permitir".

15 - Em seguida será apresentada a tela de instalação do complemento "Adicional de Segurança do IBC" (apresentado como "G-Buster Browser Defense Mozilla"). Para prosseguir, "clicar" no botão "Instalar agora".

16 - Será mostrada uma janela informando que o complemento foi instalado e que é necessário reiniciar o Firefox para completar a instalação. Para prosseguir, "clicar" no botão "Reiniciar o Firefox".

17 -
Será mostrada uma janela informando que o complemento foi instalado. Para continuar, fechar esta janela.

18 - Para continuar, informar o usuário, escolhendo a opção adequada em "Acessar como:" e "clicar" no botão "CONFIRMAR".

19 - Prosseguir "clicando" nas iniciais do nome do usuário.

20 - Será apresentada a tela do teclado virtual com a figura "CAIXA ACESSO SEGURO", o que comprova que o complemento foi instalado e está operacional.

Seguindo essas instruções você poderá acessar o IBC tranquilamente, de forma fácil e segura.