Há muitas informações confidenciais dos usuários de iPhone, iPad, Macbook e outros produtos no Apple ID. Desde as fotos e vídeos que você armazena no iCloud até a localização exata do seu iPhone, há muitos dados sensíveis armazenados nas plataformas da Apple.

Infelizmente, não existe uma plataforma on-line completamente segura. Mas se você está preocupado com um possível vazamento dos dados confidenciais, há uma série de coisas que você pode fazer para reforçar a segurança em sua conta da Apple.

Como saber se o Apple ID foi hackeado?

Os hackers podem invadir sua conta da Apple para roubar dinheiro através do seu cartão de crédito cadastrado ou mesmo os dados armazenados e informações. Caso sua conta seja invadida, você pode notar os seguintes sinais:

• A Apple envia um e-mail dizendo que você acessou sua conta a partir de um novo dispositivo, alterou alguns detalhes pessoais ou alterou sua senha recentemente. Se você não fez nenhuma dessas coisas, então seu Apple ID pode muito bem ter sido hackeado:

• Você nota algumas compras em sua conta da Apple que você não fez ou não autorizou;

• Surgem mensagens que você não enviou;

• Sua senha usual não funciona, ou;

• Alguns detalhes da sua conta foram alterados.

A chave aqui é não entrar em pânico; a situação pode ser grave, mas entrar em pânico nunca fez uma situação ruim melhor. No entanto, você precisa agir rapidamente, pois o hacker pode roubar dinheiro e informações, ou até mesmo excluir todas as suas fotos e documentos apenas por diversão.

1. Escolha uma boa senha

Uma senha ruim é uma senha fácil de adivinhar. Senhas ruins incluem o nome do seu cão, aniversários dos seus filhos, qualquer palavra encontrada em um dicionário, e palavras comuns com substituições óbvias, como 0f1c1n4d4n3t. Também são ruins sequências comuns de letras como qwerty e numerais como 123456.

Outro mau hábito é usar a mesma senha em vários serviços. Isso porque constantemente estamos tendo caso de vazamentos de senhas em massa de alguma rede social ou serviço. Isso quer dizer que se uma das suas senhas vazar, o hacker terá a senha de outros serviços seus, e suas outras contas serão hackeadas em curto prazo.

Confira no link abaixo como criar uma senha segura:

Autenticação de dois fatores

O próximo passo é habilitar a autenticação de dois fatores para autenticar sua conta. O primeiro fator é sua senha, enquanto o segundo geralmente é um dispositivo — neste caso, o seu iPhone. A autenticação de dois fatores da Apple funciona enviando um código para o seu iPhone sempre que você fizer login. Então você digita esse código para só então poder se logar. É fácil e eficiente, especialmente dada a segurança extra que ela adiciona.

Com a autenticação de dois fatores, ninguém pode entrar em sua conta, a menos que tenha um de seus dispositivos em mãos, bem como sua senha. O melhor de tudo é que a autenticação de dois fatores é incorporada a todos os dispositivos da Apple, então a integração realmente é perfeita.

Além disso, quando você tenta um novo login, você não só recebe um código enviado para o seu dispositivo, mas também recebe um aviso, com um mapa, mostrando onde você está tentando fazer login. Isso é ótimo para ter certeza de que é realmente você fazendo o login.

Como configurar a autenticação de dois fatores para o seu Apple ID

Para ligar a autenticação de dois fatores no iPhone ou iPad, acesse o menu Ajustes e toque no seu nome no banner na parte superior. Em seguida, toque em Seu Nome > Senha e Segurança e em Autenticação de dois fatores. Toque em Continuar.

Ajustes > Seu nome > Senha e Segurança > Autenticação de dois fatores.

Você deve inserir um número de telefone confiável (este provavelmente deve ser o seu próprio telefone). Em seguida, a Apple enviará um código de verificação para esse número de telefone. Digite isso, e está tudo pronto!

No Mac, você pode encontrar as configurações no Menu Apple > Preferências do Sistema > ID Apple > Senha e Segurança > Autenticação de Dois Fatores.

Menu Apple > Preferências do Sistema > ID Apple > Senha e Segurança > Autenticação de Dois Fatores.