Existem várias razões pelas quais você pode precisar descobrir o modelo do seu iMac ou MacBook. Talvez você esteja planejando vender seu usado e queira descobrir quanto vale. Talvez você tenha comprado um Mac usado e queira saber se não é um modelo antigo que não vai servir para suas tarefas. Ou ainda você pode querer saber se sua máquina ainda recebe atualização do macOS. Independente do caso, aqui você aprenderá como descobrir qual o modelo do seu Mac.

Neste artigo, ajudaremos você a descobrir o número do modelo e a idade do seu Mac, mas antes vamos dar uma olhada nos diferentes tipos de Mac da Apple.

Os diferentes tipos de Macs

Como descobrir qual o modelo do seu MacBook ou iMac
Atualmente, a Apple produz seis tipos de Mac. Dentro de cada uma dessas categorias, pode haver grandes diferenças em termos de tamanho da tela e potência do processador.

Existem dois tipos de notebook Mac:

  • MacBook Air
  • MacBook Pro

Existem dois tipos de MacBook Pro: o 13in e o 16in. O modelo 16in substituiu o modelo 15in em 2019.

O modelo de 16 polegadas é um grande avanço em relação ao modelo de 13 polegadas, e há uma diferença quase tão grande entre o MacBook Pro de 13 polegadas de nível básico e os modelos de gama média.

MacBook Pro vs Macbook Air: Qual vale mais a pena?

E existem quatro tipos de desktops Mac:

  • Mac mini
  • iMac
  • iMac Pro
  • Mac Pro

Como sugerimos acima, classificamos o iMac Pro e o iMac na mesma categoria, mas a Apple prefere separá-los, talvez para convencer os profissionais de criação de que o iMac Pro é mais adequado a eles do que o iMac 27in.

Como saber qual Mac você possui:

Existe uma maneira fácil de identificar exatamente qual Mac ou MacBook você possui:

1. Clique no ícone da Apple no canto superior esquerdo do seu Mac.

2. Isso exibirá um menu suspenso. Escolha a opção superior: Sobre este Mac.

Como descobrir qual o modelo do seu MacBook ou iMac
3. A janela resultante detalha que tipo de Mac é, por exemplo, MacBook Pro (13 polegadas, 2012).

Como descobrir qual o modelo do seu MacBook ou iMac

Como encontrar o número de série de um Mac

Existem algumas razões pelas quais você pode precisar encontrar o número de série do seu Mac. Pode ser obter ajuda com um problema técnico, descobrir se o Mac foi recuperado devido a uma falha conhecida ou nas circunstâncias infelizes de ter o seu Mac furtado.

Você também encontrará seu número de série se clicar no menu Apple > Sobre este Mac, como acima.

Como descobrir qual o modelo do seu MacBook ou iMac

Como saber qual MacBook você possui pela aparência

Tela

Uma maneira de saber qual modelo você tem é medir a tela. A Apple tende a nomear seus notebooks de acordo com o tamanho da tela medido na diagonal em polegadas.

A tela do MacBook Pro será 13in, 15in ou 16in. O modelo 16in foi introduzido em 2019. O modelo 15in é na verdade 15.2in.

Outra maneira simples de dizer é abrir a tampa do seu MacBook - você possivelmente verá o nome do modelo impresso na barra preta abaixo da tela.

Como descobrir qual o modelo do seu MacBook ou iMac
Contanto que você não tenha um MacBook Pro entre 2012 e 2016 - a Apple removeu o nome do painel por vários anos, mas o nome retornou em modelos posteriores.

Outra maneira de distinguir é a qualidade da tela - os modelos de MacBook Air anteriores a 2018, e alguns modelos mais antigos do MacBook Pro, não possuem telas Retina. Os monitores Retina têm mais pixels, e uma imagem de maior qualidade.

Tamanho / peso

O MacBook Air é menor e mais leve, atualmente com 1,29 kg. Somente o MacBook Air de 11 polegadas, descontinuado, pesava 1,25 kg. O atual MacBook Pro é apenas um pouco mais grosso que o MacBook Air - mas as gerações anteriores foram consideravelmente maiores e mais pesadas.

Cor

O MacBook Air anterior a 2018 estava disponível apenas em prata, enquanto o design mais recente do MacBook Air (mais fino) vem em ouro, cinza espacial e prata.

O MacBook Pro sempre teve uma caixa metálica desde sua introdução em 2006 (quando substituiu a série PowerBook G4). Inicialmente, o MacBook Pro tinha um acabamento de alumínio prateado, mas desde 2016 ele vem em Space Grey ou Silver.

O MacBook veio em três cores: ouro, cinza espacial e prata (havia uma versão também em ouro rosa). Se você voltar ainda mais no tempo, havia modelos MacBook brancos e pretos, a mudança do plástico para o alumínio ocorreu em 2006, quando a Apple migrou para os processadores Intel.

Portas

Desde a sua introdução em 2015 até a descontinuação em 2019, o MacBook tinha apenas uma porta USB-C, que você usa para carregar ou conectar periféricos.

Desde 2018, o MacBook Air tem duas portas USB-C / Thunderbolt 3 (a porta é a mesma). Os modelos MacBook Air anteriores a 2018 tinham uma porta MagSafe, duas portas USB 3, fone de ouvido, slot para cartão SDXC e Thunderbolt 2.

O MacBook Pro possui duas ou quatro portas USB-C / Thunderbolt 3 (dependendo do modelo de 13 polegadas ou 16 polegadas (ou 15 polegadas) e uma entrada para fone de ouvido. Desde 2016, alguns modelos de 13 polegadas e todos os 15 polegadas do MacBook Pro têm uma faixa Touch Bar acima do teclado.

Como saber qual iMac você possui

Como descobrir qual o modelo do seu MacBook ou iMac
Tela

Atualmente, o iMac vem em dois tamanhos diferentes - conforme o tamanho da tela, medido na diagonal: 21.5in e 27in. A partir de 2017, também houve um iMac Pro, que também possui uma tela de 27 polegadas.

Se o seu iMac foi fabricado antes de 2009, ele pode ter uma tela menor de 20 polegadas ou 24 polegadas e, se você voltar ainda mais no tempo, havia iMacs de 15 polegadas e 17 polegadas.

Desde 2014/2015, a maioria dos iMacs possuem uma tela Retina, que são telas de qualidade superior, com resolução de até 5120x2880 e suporte para 1 bilhão de cores. O iMac de 21,5 polegadas de nível básico ainda possui uma tela padrão.

Design

O design do iMac mudou muito ao longo dos anos, passando do antigo monitor CRT Para o moderno monitor de alumínio fino. O design atual não mudou muito na última década. A maior mudança recente ocorreu em 2015, quando a tela nos modelos do iMac foi reduzida para 5 mm de espessura, portanto, se for mais espessa do que o seu iMac, é mais antiga.

A geração 2013 do Mac Pro tem cerca de 25 cm de altura. Os modelos mais antigos do Mac Pro tinham o dobro da altura. O Mac Pro 2019 tem 52,9 cm de altura, também é reconhecível graças à série de orifícios grandes na frente, orifícios muito maiores que o Mac Pro anterior a 2013.

Cor

O iMac tem cor prateada desde 2007. Se o seu iMac é branco (ou qualquer outro tom de plástico), é mais antigo. Por outro lado, se o seu iMac for Space Grey, é um iMac Pro.

Portas

As edições atuais do iMac têm varias portas, incluindo slot para cartão SDXC, USB 3 (compatível com USB-A), Thunderbolt 3 / USB-C e Gigabit Ethernet. Os modelos anteriores a 2017 terão o padrão Thunderbolt mais antigo, em vez do Thunderbolt 3. Antes de 2018, o Mac mini tinha duas portas Thunderbolt 2, quatro portas USB 3, HDMI, SDXC e ethernet.

O Mac Pro tem a maior coleção de portas de qualquer Mac, e o Mac Pro de 2019 é o mais importante. Existem duas portas USB 3 (compatíveis com USB-A), duas portas Thunderbolt 3 (compatíveis com USB-C) e duas portas Ethernet de 10Gb. Mas também existem muitas opções de expansão para este Mac.